Abertura

Não quer perder nada do Abertura?

Em seguida, defina um alarme para que possamos mantê-lo informado gratuitamente sobre novos episódios por e-mail. Útil!

Fevereiro 2015
Glauber Rocha discute a seca no Nordeste e o poeta Vinicius de Moraes fala sobre seus dias em Paris. Ainda no programa, o então ministro Delfim Netto comenta o problema da inflação e do desemprego no Brasil.
No episódio, Leonel Brizola fala sobre sua tentativa de manter o partido PTB com o objetivo de "eletrizar o povo". O senador Teotônio Vilela, Antônio Callado, Ziraldo e Marisa Raja também marcam presença no programa.
O publicitário Mauro Salles lança um jornal de língua inglesa no Rio dizendo que o Brasil deveria ser um exportador de informação. O cineasta Glauber Rocha e o jornalista Barbosa Lima também participam do programa.
Janeiro 2015
O programa continua a relembrar um momento conturbado da nossa história. No episódio, o convidado principal é o político Ulysses Guimarães, mas também marcam presença o jornalista Paulo Francis e um cientista francês.
Destaque no Jornal do Brasil e no O Pasquim, Henfil foi um importante cartunista. Em sua participação no "Abertura", o quadrinista arriscava dizer que Lula poderia ser presidente do Brasil em caso de eleições diretas.
Pouco à vontade em frente às câmeras e ainda bem jovem, Chico Buarque participava do Abertura. Na entrevista, ele faz críticas ao que chamava de "democracia de fachada".
Na data que marcava os 25 anos de morte de Getúlio Vargas, o Abertura exibia o filme "Agosto 24". A produção retrata uma visita do filho e da filha do ex-presidente ao Palácio enquanto sua carta-testamento é lida.
Dezembro 2014
"Escola pública representa o Estado para as crianças", diz Darcy Ribeiro na entrevista ao “Abertura”. Exilado político durante a ditadura, ele foi idealizador dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs).
Exilado em Paris e prestes a voltar ao país no processo de redemocratização, Miguel Arraes concedeu uma entrevista a Roberto D'Avila, mesmo não sabendo ao certo se a matéria iria ao ar ou não.
Conhecido pelas escritas polêmicas durante o regime militar, Plínio Marcos foi alvo constante da censura. Em um contexto de redemocratização política, o escritor foi um convidado naturalmente marcante do “Abertura”.
Exibida originalmente no "Abertura" da TV Tupi, a entrevista com o jornalista e apresentador Flávio Cavalcanti é reapresentada no episódio. O programa conta ainda com a participação de João Saldanha e Glauber Rocha.
Novembro 2014
A atração faz uma releitura da série homônima clássica exibida pela TV Tupi, programa que funcionou como um canal de liberdade na ditadura. Na estreia, relembramos uma entrevista com Luiz Inácio Lula da Silva.
Arquivo