Água De Plantar

Não quer perder nada do Água De Plantar?

Em seguida, defina um alarme para que possamos mantê-lo informado gratuitamente sobre novos episódios por e-mail. Útil!

Setembro 2020
A desvalorização do campo causou a migração de jovens para os grandes centros. Diversas iniciativas propõem reverter essa realidade com uma educação para o campo, traçando novas oportunidades.
O parque nacional das Sempre Vivas, de onde nascem águas essenciais para o abastecimento das bacias dos rios Doce, São Francisco e Jequitinhonha, enfrenta o desafio da preservação.
As cidades geram muitos problemas para as águas: impermeabilização do solo, o fechamento dos rios e o despejo de esgoto. Novas formas de relação campo e cidade propõe soluções para esses problemas.
Agosto 2020
Dona Côca e Seu José vivem numa das regiões mais afetadas pela monocultura de eucaliptos. Eles desenvolvem técnicas alternativas para lidar com a degradação do solo e a falta de água.
Especialistas falam sobre os princípios e técnicas utilizadas na implantação e manejo das agroflorestas, que garantem a melhoria do solo e a proteção das águas.
A experiência do Sítio Maravilha através de Celso, um dos fundadores que atua no trabalho com a permacultura e em conjunto com escolas e comunidades para a preservação das nascentes nas Chapadas.
Abordagem da questão fundiária para responder uma questão: "Agora, a pergunta que a sociedade brasileira tem que se fazer é qual o tamanho máximo de terra que nós queremos pra esse país?"
Junho 2020
Na Fazenda Três Irmãos, Geraldo, Martinho e Zé Martins fizeram a transição das práticas da agricultura convencional para as técnicas da agroecologia, cuidando das nascentes e diversificando a produção.
Martinha é militante e encontra com mulheres indígenas, das águas e do campo para a Marcha das Margaridas. Manifestação que ao lutar pelo direito dessas mulheres pauta sobre o meio ambiente.
Apresenta os pilares da agroecologia e define a agricultura tradicional e suas formas de reverter o mau trato do solo, a escassez e contaminação dos rios provocados pela agricultura convencional.
A quantidade de água na terra não muda, mas ações interferem no ciclo da água, diminuindo a quantidade para uso humano. Através de suas técnicas a agroecologia contribui para reverter a crise hídrica.
Arquivo