Amor De Cozinha

Março 2019

Inhame

34 x
Regina conhece o Quintal da Vanessa, no Rio de Janeiro, no qual a agropecuarista Vanessa e seu pai produzem alimentos orgânicos, entre eles, o inhame. Na cozinha, faz um croquete de entrecasca de inhame com a chef Flávia Quaresma.

Morango

34 x
Regina visita uma produção de morango orgânico e conhece uma feira orgânica de Santa Maria de Jetibá, no Espírito Santo. Na cozinha, com Gabriela Kapim, prepara um sacolé de morango com batata doce.

Jaca

20 x
Regina vai à Ibirapitanga, na Bahia, conhecer a Rede de Agroecologia Povos da Mata, onde agricultores usam a jaca na culinária. Na cozinha, faz uma moqueca com o caroço da fruta com sua amiga Magra, moradora da Babilônia.
Dezembro 2018

Hibisco

36 x
Regina conhece uma produção de hibiscos e visita o projeto Terrapia, desenvolvido no Rio de Janeiro, que tem como foco a alimentação viva. Ao fim, faz uma farofa de folhas de hibisco e um frescor feito com a flor da planta.
Outubro 2018

Berinjela

16 x
Regina conhece o Quintal da Vanessa, no Rio de Janeiro, no qual a agropecuarista Vanessa e seu pai cultivam e comercializam alimentos orgânicos, entre eles, o inhame. Na cozinha, faz canelone de berinjela com o pesquisador Rodrigo Cotrim.

Jaracatiá

30 x
Regina vai à São Pedro, interior de São Paulo, para conhecer uma fruta rara e ameaçada de extinção: o jaracatiá. Na cozinha, prepara uma tartelette de jaracatiá com a bióloga Danielle Souza.

Feijão-Fradinho

10 x
Regina vai à Salvador, na Bahia, aprender a receita tradicional da massa do acarajé, feita de feijão fradinho. Na cozinha, prepara um baião de dois vegetarianos com a chef Bela Gil.

Pinhão

29 x
Regina vai à Pinheiros do Sul, no Paraná, e descobre a importância do pinhão para a cultura e renda das famílias locais. Na cozinha, prepara uma lasanha de pinhão com o chef Marco Aurélio Durigan.
Dezembro 2017

Eu vim de lá

27 x
Regina visita sua terra natal, Serraria-PB, região onde se desenvolveu a lavoura da cana-de-açúcar e até hoje produz rapadura e aguardente. Encontra seus familiares e amigos e revela como a cultura local influenciou sua relação com os alimentos.

Geração Saúde

30 x
Regina vai até Niterói-RJ conhecer a Nossa Escola, instituição que desenvolve iniciativas de educação alimentar com os alunos. A criação de uma horta, o reflorestamento do morro onde a escola está localizada e a aulas de culinária saudável e sustentável são projetos desenvolvidos pelos educadores.
Novembro 2017

Meu pé de feijão

18 x
Regina visita uma moradora da Babilônia para ensinar a fazer uma horta com o apoio da empresa Paisagismo Comestível. As épocas de plantio, os produtos mais adequados ao clima, como regar e os cuidados necessários para realizar esse projeto.

Mercado Ver o Peso

19 x
Regina conhece o tradicional Mercado Ver o Peso, em Belém-PA, a maior feira ao ar livre da América Latina e um dos mercados públicos mais antigos do Brasil. Lá descobre ervas, frutas exóticas, sabores e pratos que compõem a culinária paraense, a influência indígena e o habito de aproveitar integralmente alguns alimentos.

Em se plantando, tudo dá.

43 x
Regina vai a Teresópolis-RJ para conhecer a fazenda Vale das Palmeiras, uma das únicas fazendas no Brasil com o selo verde 100% orgânico. Encontra também com o pessoal da Junta Local – rede de produtores orgânicos que vendem para vários bairros do Rio de Janeiro.

Sabor baiano!

19 x
Neste episódio Regina Tchelly conhece as comunidades quilombolas de Cachoeira-BA onde todos se dedicam à produção familiar e ao cultivo artesanal de alimentos. Dona Juvane, Mestre Griô, moradora do Quilombo do Kaonge, acompanha Regina nessa jornada.
Outubro 2017

Reciclando o orgânico

32 x
Regina Tchelly revela todos os segredos para aproveitar o alimento até depois que vai para lixeira: é a técnica da compostagem. Ela visita a empresa CICLO ORGÂNICO, um “clube de assinaturas social” que faz a coleta de lixo para compostagem.

Sem desperdício sem fome

25 x
Regina vai até São Paulo conhecer a ONG Banco de Alimentos. A associação tem como maior objetivo minimizar os efeitos da fome e combater o desperdício. Ela conversa com voluntários e doadores dá dicas de receitas para o aproveitamento total dos alimentos doados.

Comer para Crescer

45 x
Em Fortaleza–CE, Regina conhece o trabalho do Instituto da Primeira Infância-Iprede, que há mais de 30 anos promove a nutrição e o desenvolvimento de crianças em situação de vulnerabilidade social e extrema pobreza.

Esperando Dona Cegonha

25 x
Regina Tchelly revela que está grávida do terceiro filho e conversa com um grupo de grávidas sobre as mudanças no paladar das gestantes. Ela dá dicas criativas para incrementar a alimentação com nutrientes importantes para cada trimestre da gravidez.

Slow Food

28 x
O Amor de cozinha vai a Garibaldi-RS conhecer um grupo local do Movimento Slow Food. Lá Regina descobre os princípios do movimento e as atividades exercidas pelo grupo como a valorização dos produtores, o prazer na alimentação e a proteção dos alimentos tradicionais ou em risco de extinção.
Setembro 2017

Era uma vez uma empregada doméstica

23 x
No Morro da Babilônia, RJ, vamos ver como Regina Tchelly se transformou em referência mundial na área de alimentação sustentável e está mudando a "cultura do desperdício" com iniciativas simples e saudáveis com o Projeto Favela Orgânica.
Arquivo