Amor De Cozinha

Não quer perder nada do Amor De Cozinha?

Em seguida, defina um alarme para que possamos mantê-lo informado gratuitamente sobre novos episódios por e-mail. Útil!

Março 2019
Regina conhece o Quintal da Vanessa, no Rio de Janeiro, no qual a agropecuarista Vanessa e seu pai produzem alimentos orgânicos, entre eles, o inhame. Na cozinha, faz um croquete de entrecasca de inhame com a chef Flávia Quaresma.
Regina visita uma produção de morango orgânico e conhece uma feira orgânica de Santa Maria de Jetibá, no Espírito Santo. Na cozinha, com Gabriela Kapim, prepara um sacolé de morango com batata doce.
Regina vai à Ibirapitanga, na Bahia, conhecer a Rede de Agroecologia Povos da Mata, onde agricultores usam a jaca na culinária. Na cozinha, faz uma moqueca com o caroço da fruta com sua amiga Magra, moradora da Babilônia.
Dezembro 2018
Regina conhece uma produção de hibiscos e visita o projeto Terrapia, desenvolvido no Rio de Janeiro, que tem como foco a alimentação viva. Ao fim, faz uma farofa de folhas de hibisco e um frescor feito com a flor da planta.
Outubro 2018
Regina conhece o Quintal da Vanessa, no Rio de Janeiro, no qual a agropecuarista Vanessa e seu pai cultivam e comercializam alimentos orgânicos, entre eles, o inhame. Na cozinha, faz canelone de berinjela com o pesquisador Rodrigo Cotrim.
Regina vai à São Pedro, interior de São Paulo, para conhecer uma fruta rara e ameaçada de extinção: o jaracatiá. Na cozinha, prepara uma tartelette de jaracatiá com a bióloga Danielle Souza.
Regina vai à Salvador, na Bahia, aprender a receita tradicional da massa do acarajé, feita de feijão fradinho. Na cozinha, prepara um baião de dois vegetarianos com a chef Bela Gil.
Regina vai à Pinheiros do Sul, no Paraná, e descobre a importância do pinhão para a cultura e renda das famílias locais. Na cozinha, prepara uma lasanha de pinhão com o chef Marco Aurélio Durigan.
Dezembro 2017
Regina visita sua terra natal, Serraria-PB, região onde se desenvolveu a lavoura da cana-de-açúcar e até hoje produz rapadura e aguardente. Encontra seus familiares e amigos e revela como a cultura local influenciou sua relação com os alimentos.
Regina vai até Niterói-RJ conhecer a Nossa Escola, instituição que desenvolve iniciativas de educação alimentar com os alunos. A criação de uma horta, o reflorestamento do morro onde a escola está localizada e a aulas de culinária saudável e sustentável são projetos desenvolvidos pelos educadores.
Novembro 2017
Regina visita uma moradora da Babilônia para ensinar a fazer uma horta com o apoio da empresa Paisagismo Comestível. As épocas de plantio, os produtos mais adequados ao clima, como regar e os cuidados necessários para realizar esse projeto.
Regina conhece o tradicional Mercado Ver o Peso, em Belém-PA, a maior feira ao ar livre da América Latina e um dos mercados públicos mais antigos do Brasil. Lá descobre ervas, frutas exóticas, sabores e pratos que compõem a culinária paraense, a influência indígena e o habito de aproveitar integralmente alguns alimentos.
Regina vai a Teresópolis-RJ para conhecer a fazenda Vale das Palmeiras, uma das únicas fazendas no Brasil com o selo verde 100% orgânico. Encontra também com o pessoal da Junta Local – rede de produtores orgânicos que vendem para vários bairros do Rio de Janeiro.
Neste episódio Regina Tchelly conhece as comunidades quilombolas de Cachoeira-BA onde todos se dedicam à produção familiar e ao cultivo artesanal de alimentos. Dona Juvane, Mestre Griô, moradora do Quilombo do Kaonge, acompanha Regina nessa jornada.
Outubro 2017
Regina Tchelly revela todos os segredos para aproveitar o alimento até depois que vai para lixeira: é a técnica da compostagem. Ela visita a empresa CICLO ORGÂNICO, um “clube de assinaturas social” que faz a coleta de lixo para compostagem.
Regina vai até São Paulo conhecer a ONG Banco de Alimentos. A associação tem como maior objetivo minimizar os efeitos da fome e combater o desperdício. Ela conversa com voluntários e doadores dá dicas de receitas para o aproveitamento total dos alimentos doados.
Em Fortaleza–CE, Regina conhece o trabalho do Instituto da Primeira Infância-Iprede, que há mais de 30 anos promove a nutrição e o desenvolvimento de crianças em situação de vulnerabilidade social e extrema pobreza.
Regina Tchelly revela que está grávida do terceiro filho e conversa com um grupo de grávidas sobre as mudanças no paladar das gestantes. Ela dá dicas criativas para incrementar a alimentação com nutrientes importantes para cada trimestre da gravidez.
O Amor de cozinha vai a Garibaldi-RS conhecer um grupo local do Movimento Slow Food. Lá Regina descobre os princípios do movimento e as atividades exercidas pelo grupo como a valorização dos produtores, o prazer na alimentação e a proteção dos alimentos tradicionais ou em risco de extinção.
Setembro 2017
No Morro da Babilônia, RJ, vamos ver como Regina Tchelly se transformou em referência mundial na área de alimentação sustentável e está mudando a "cultura do desperdício" com iniciativas simples e saudáveis com o Projeto Favela Orgânica.
Arquivo