Arte Por Todos

2017
14:59

Skate Parkour Breakdance

3,0 8 x
Jovens praticantes do skate, do parkour e do breakdance revelam como, antigamente, essas atividades eram associadas ao vandalismo mas que, nos dias de hoje, estão ganhando espaço e reconhecimento no México. O programa mostra a evolução de um simples hobby para uma paixão que se transformou num verdadeiro estilo de vida.
15:00

Músicos no transporte

4,0 11 x
Este episódio mostra a vida dos músicos que se apresentam nos transportes públicos do México. Eles contam como as pessoas reagem às suas músicas e falam sobre os estilos musicais que mais lhe agradam. Confundidos com pedintes, os músicos se consideram trabalhadores e desejam receber, além do dinheiro, o reconhecimento em um aplauso, elogio ou sorriso.
15:00

Estátuas humanas

4,0 8 x
Nas ruas do México, no meio dos pedestres, os artistas cênicos se destacam. Eles podem ficar imóveis por horas representando personagens históricos e fictícios. Conheça essa modalidade e os segredos para que os artistas se adequem aos papéis. O público fala, também, da criação de um centro cultural para que esses artistas possam realizar oficinas.
14:57

Danças

3,0 9 x
Apresenta a dança como forma de expressão e de interação social, artística ou religiosa. Neste episódio, conheça as vestimentas, os ritmos e os gêneros de danças tradicionais no México, como a folclórica, o danzón e a pré-hispânica.
17:38

Outra Forma de Olhar

4,0 5 x
Apresenta a oficina de fotografia para pessoas cegas promovida pela organização sem fins lucrativos Olhos que Sentem. A instituição tem como objetivo mudar o paradigma sobre a deficiência visual com atividades que estimulam os cegos a desenvolver os demais sentidos. A fotografia, além de ser uma forma de revelar suas emoções, ideias e sentimentos, também proporciona segurança, confiança e ajuda a superar os limites.
14:59

Palhaços de Rua

4,0 4 x
Este episódio mostra como vivem e trabalham os palhaços de rua no México. Em entrevista, os artistas explicam como as apresentações que realizam nas praças e nos transportes públicos do México são opções econômicas para toda família. Discutem, também, aspectos sobre seus trajes, maquiagens e rotinas, além da importância de não ultrapassar os limites para não incomodar as pessoas.
14:59

Outra Forma de Cantar

4,0 6 x
A companhia Sinal e Verbo – Teatro de Surdos apresenta um espetáculo bilíngue em espanhol e na linguagem de sinais mexicana, com o objetivo de difundir a cultura dos surdos. Este episódio mostra como as artes cênicas abrem novas possibilidades de aprendizagem na educação dos surdos e também proporciona uma saída profissional para os ofícios de atores, músicos e produtores de vídeos.
14:58

Tocadores de Realejo

4,0 6 x
Realejo é um instrumento musical que reproduz melodias gravadas em fitas, cilindros de papel ou metal, por meio de perfurações. Era costume ter um macaquinho para chamar a atenção do público, mas a exploração desses animais foi proibida. Os tocadores explicam um pouco da história e do funcionamento do instrumento, tratam da remuneração recebida e da importância de não deixar esse equipamento tradicional cair no esquecimento.
15:00

Espetáculos de Rua

4,0 11 x
Nos cruzamentos do México, malabaristas utilizam bola de cristal, ioiô, pião, aro e até mesmo o fogo para chamar a atenção do público e tentar ganhar a vida. Este episódio trata do estilo de vida desses artistas, da reação do público, dos riscos que correm diariamente e da satisfação de se trabalhar com paixão.
15:00

Contador de Contos

4,0 9 x
Nos espaços públicos do México, os contadores de contos chamam a atenção do público. Além do papel de entreter e integrar a comunidade, eles disseminam a literatura, a cultura, as raízes e a identidade de seu país. Neste episódio, além de exporem suas realizações pessoais com o trabalho, os contadores falam sobre as técnicas que utilizam para criar um mundo mais atrativo para crianças e adultos, bem como sobre a importância da leitura para a diminuição da violência.
Arquivo