Canal Da História

Fevereiro 2018
11:00

Barbosa

3,0 5 x
O mais injustiçado esportista da história mundial, o goleiro Barbosa é culpado por muitos pelo gol que tomou na final da copa de 1950 no Maracanã. Ele vem para, com a ajuda de Clara e Neto, lavar as suas mãos dessa injusta culpa. O que significou esse gol para a imagem da nação que tinha a copa como vitrine para o exterior?
12:00

Getúlio Vargas

4,0 8 x
Ele mesmo. O homem que se manteve no poder por 15 anos ininterruptos. Amado por muitos, odiado por muitos, essa polêmica e contraditória figura da nossa história vem ao canal para falar sobre a sua posição durante a segunda guerra mundial, além de nos contar algumas coisinhas a mais...
12:00

Carmen Miranda

4,0 0 x
A icônica Carmen Miranda é a nossa convidada, mundialmente famosa, responsável pela exportação de uma imagem cultural do nosso Brasil da Era Vargas. Mas que imagem era essa? E quais eram os interesses de Getúlio Vargas com a sua política cultural?
Janeiro 2018
12:00

Bandeirante Paulista

3,0 4 x
A revolução constitucionalista de 1932, iniciada no Estado de São Paulo, exigia que Getúlio Vargas cumprisse sua promessa de promulgar uma nova constituição. Os paulistas, então, escolhem, como símbolo de guerra de seu estado, um bandeirante...
11:00

Antonieta de Barros

3,0 0 x
A primeira mulher negra, no Brasil, a ser nomeada Deputada Estadual vem ao Canal da História falar sobre sua experiência com educação. Ela também falará sobre a Revolução de 1930 e a extensão das noções de cidadania que caracterizam positivamente o início da Era Vargas.
11:00

Nina

4,0 8 x
Nina é lutadora. Feminista e trabalhadora de fábrica. Vinda diretamente da Itália para o Brasil, ela nos contará sobre a imigração e a organização dos trabalhadores na luta por condições melhores de vida.
11:00

Antônio Conselheiro

4,0 0 x
Ícone da comunidade de Canudos, Antônio Conselheiro e seus seguidores foram uma ameaça para a República Brasileira. Como se organizava o arraial de canudos? Porque eles eram a favor da volta da monarquia?
Dezembro 2017
11:00

Floriano Peixoto

3,0 0 x
A proclamação da República foi um marco na história do País. Mas, como sabemos, foi uma iniciativa do exército brasileiro. Floriano Peixoto, o segundo presidente da República Brasileira e um militar, tentará explicar porque o povo foi mantido de fora do nascimento de nossa república.
12:00

A História da Primeira Temporada

4,0 7 x
No décimo episódio do Canal da História, Clara e Neto fazem uma breve síntese da primeira temporada: do “descobrimento” até a Abolição da escravidão. Um recap, como os americanos dizem, ou um mexidão, como Clara e Neto preferem.
12:00

Luís Gama

4,0 8 x
No último episódio da primeira temporada do Canal da História, recebemos Luís Gama, o “Apóstolo Negro da Abolição”. Poeta, jornalista e advogado, Gama foi pessoalmente responsável pela libertação de mais de 500 escravos. A abolição tardou...mas chegou!
Arquivo