Canal Da História

Não quer perder nada do Canal Da História?

Em seguida, defina um alarme para que possamos mantê-lo informado gratuitamente sobre novos episódios por e-mail. Útil!

2018
Conheça a equipe que fez o Canal da História! Fique sabendo de como funciona uma equipe de televisão/internet, quais as funções necessárias para as gravações e como cada membro de cada equipe pensa o seu trabalho.
O primeiro deputado federal indígena da História. Sim. Isso mesmo. Só em 1982, elegemos um deputado federal de origem indígena. E ele vem ao canal para denunciar o ataque aos povos originais perpetrados pela ditadura e para falar da luta dos povos indígenas que continuam desde o fim do governo militar e durante a reabertur...
O lendário técnico e jornalista brasileiro João Saldanha, responsável pela escalação da base do time da copa de 1970, vem ao programa para falar um pouco sobre como o governo ditatorial no Brasil influiu até mesmo no esporte símbolo da nação brasileira. O Brasil dos anos 70, em plena guerra fria, não era só a alegria da se...
Uma famosa entrevista com ela para O Pasquim foi o estopim para a Lei da Censura Prévia do governo militar. A famosa atriz Leila Diniz é a nossa convidada de hoje. Sem censura, sem rodeios, ela falará sobre a ditadura, sobre a revolução dos costumes dos anos 60 e 70 e sobre cinema.
Conhecido pelo famoso jingle “Varre, varre Vassourinha”, Jânio Quadros é convidado a falar sobre o início da Ditadura Militar, a Guerra Fria, corrupção e a guerra de propaganda que é a alma da política.
Em um período conturbado, o jornalista mais polêmico de nossa história, Carlos Lacerda, fala um pouco sobre sua profissão, a influência da mídia nas esferas do poder e sobre o período pré-golpe militar.
O mais injustiçado esportista da história mundial, o goleiro Barbosa é culpado por muitos pelo gol que tomou na final da copa de 1950 no Maracanã. Ele vem para, com a ajuda de Clara e Neto, lavar as suas mãos dessa injusta culpa. O que significou esse gol para a imagem da nação que tinha a copa como vitrine para o exterior?
Ele mesmo. O homem que se manteve no poder por 15 anos ininterruptos. Amado por muitos, odiado por muitos, essa polêmica e contraditória figura da nossa história vem ao canal para falar sobre a sua posição durante a segunda guerra mundial, além de nos contar algumas coisinhas a mais...
A icônica Carmen Miranda é a nossa convidada, mundialmente famosa, responsável pela exportação de uma imagem cultural do nosso Brasil da Era Vargas. Mas que imagem era essa? E quais eram os interesses de Getúlio Vargas com a sua política cultural?
A primeira mulher negra, no Brasil, a ser nomeada Deputada Estadual vem ao Canal da História falar sobre sua experiência com educação. Ela também falará sobre a Revolução de 1930 e a extensão das noções de cidadania que caracterizam positivamente o início da Era Vargas.
A revolução constitucionalista de 1932, iniciada no Estado de São Paulo, exigia que Getúlio Vargas cumprisse sua promessa de promulgar uma nova constituição. Os paulistas, então, escolhem, como símbolo de guerra de seu estado, um bandeirante...
Nina é lutadora. Feminista e trabalhadora de fábrica. Vinda diretamente da Itália para o Brasil, ela nos contará sobre a imigração e a organização dos trabalhadores na luta por condições melhores de vida.
Ícone da comunidade de Canudos, Antônio Conselheiro e seus seguidores foram uma ameaça para a República Brasileira. Como se organizava o arraial de canudos? Porque eles eram a favor da volta da monarquia?
Episódios 2017
A proclamação da República foi um marco na história do País. Mas, como sabemos, foi uma iniciativa do exército brasileiro. Floriano Peixoto, o segundo presidente da República Brasileira e um militar, tentará explicar porque o povo foi mantido de fora do nascimento de nossa república.
No décimo episódio do Canal da História, Clara e Neto fazem uma breve síntese da primeira temporada: do “descobrimento” até a Abolição da escravidão. Um recap, como os americanos dizem, ou um mexidão, como Clara e Neto preferem.
No último episódio da primeira temporada do Canal da História, recebemos Luís Gama, o “Apóstolo Negro da Abolição”. Poeta, jornalista e advogado, Gama foi pessoalmente responsável pela libertação de mais de 500 escravos. A abolição tardou...mas chegou!
Neste episódio do Canal da História, recebemos o patrono do exército brasileiro e “herói” da guerra do Paraguai, o Duque de Caxias. Ele irá nos contar um pouco de sua vida, dos motivos que levaram o Brasil à guerra e as consequências dessa guerra para o nosso Imperador Dom Pedro II.
Dom Pedro II herda o trono de seu pai, Dom Pedro I, e se torna o primeiro (e único) imperador nascido no Brasil. Mas nem tudo foram rosas em sua vida. Nossa imperador cresceu longe de seus pais e assume o trono com apenas 15 anos de idade! Em uma sessão de terapia, nosso imperador conta um pouco mais sobre si mesmo.
Dom Pedro I, filho de Carlota Joaquina e Dom João VI, é o grande proclamador da nossa independência. Mas será que nossa independência foi tão grandiosa assim? Nosso primeiro Pedro irá contar essa história para nós.
Megera? Mandona? Traidora da Coroa Portuguesa? Ou uma mulher injustiçada pelos livros de história? Nesse episódio, recebemos Carlota Joaquina, a princesa do Brasil, que foi obrigada a se casar aos 10 anos de idade com o rei Dom João VI de Portugal.
Arquivo