Cineastas do Real

Abril 2018
24:30

Vincent Carelli

3,0 8 x
O cineasta Vincent Carelli fala sobre o projeto “Vídeo nas Aldeias”, a invisibilidade dos povos indígenas e filmes que realizou como “Corumbiara” e “Martírio”, sobre a mesma temática.
Março 2018
24:18

Sergio Muniz

3,0 5 x
O cineasta Sergio Muniz comenta filmes como “Você Também Pode Dar um Presunto Legal”, sobre o esquadrão da morte na ditadura, e “Roda e Outras Estórias”, retrato do universo musical de Gilberto Gil.
24:43

Hermano Penna

4,0 7 x
A filmografia de Hermano Penna é fortemente ancorada na realidade brasileira. O cineasta fala sobre o interesse de revisitar o cangaço em sua obra e relembra a invasão da UnB pelos militares em 1968.
24:43

Ugo Giorgetti

4,0 8 x
Amir Labaki recebe Ugo Giorgetti. Publicitário de origem, o cineasta fala sobre as múltiplas representações e personagens da cidade de São Paulo, objeto principal de sua filmografia.
24:40

Kiko Goifman

4,0 7 x
Amir Labaki recebe Kiko Goifman. O cineasta fala sobre organicidade de seus filmes, a escolha de uma linguagem própria para cada conteúdo e temáticas presentes em sua obra, como violência e gênero.
24:36

Eryk Rocha

3,0 10 x
Vencedor do Olho de Ouro no Festival de Cannes de 2016, Eryk Rocha é o convidado do programa. O cineasta fala sobre filmes como “Rocha que Voa”, onde revisita a obra de Glauber Rocha, e “Cinema Novo”.
Fevereiro 2018
24:29

Maria Augusta Ramos

4,0 6 x
Amir Labaki recebe Maria Augusta Ramos. Musicista de formação, a cineasta fala sobre a ausência de trilha sonora em seus filmes e a importância do rigor técnico na construção de suas narrativas.
24:30

José Joffily

4,0 8 x
Amir Labaki recebe José Joffily. O cineasta fala sobre a temática da vocação, à qual dedicou uma trilogia, sua aproximação com o cinema direto e o processo de construção de documentários.
24:21

Joel Pizzini

4,0 5 x
O cineasta Joel Pizzini fala sobre seu fascínio pela ressignificação de imagens e a influência de artistas como Glauber Rocha, Manoel de Barros e Mário Peixoto, objetos de sua produção documental.
24:01

Lucia Murat

3,0 5 x
A obra de Lucia Murat é fortemente marcada pela luta contra a ditadura e o trauma da tortura. A cineasta comenta o caráter autobiográfico de seus filmes e o uso de elementos da ficção em seus documentários.
Arquivo