Como Se Escreve

Julho 2019

Suicidar-se

3,0 4 x
Neste episódio, o Professor Romulo Bolivar explica a forma correta de escrever o verbo “suicidar-se”. Esse é um dos famosos verbos pronominais, aqueles que carregam um pronome para se apresentarem mais bonitos. Dessa forma, o pronome “se” é parte integrante dele.
Junho 2019

Ponto e Vírgula

4,0 1 x
Neste episódio, o Professor Romulo Bolivar fala sobre os usos do ponto e vírgula. O principal deles é separar orações que já apresentam vírgula. O outro é diferenciar e ajudar na organização da frase.

Grafia na Cozinha

4,0 2 x
Neste episódio, o Professor Romulo Bolivar explica a grafia do nome de alguns alimentos. Por exemplo, em "chuchu", usamos o “ch” duas vezes. Outro caso é o "maxixe", com "x" na segunda e na terceira sílaba. E vale lembrar que a maioria das frutas, verduras e legumes se escreve com "j": "jiló", "jerimum", "jenipapo", "manje...

Z ou S

4,0 2 x
Neste episódio, o Professor Romulo Bolivar explica quando escrever os verbos com "Z" ou "S". O segredo é se basear na palavra que dá origem ao verbo. Se apresentar “s” na última sílaba, a letra se mantém. Por exemplo, "improviso" tem “s”, então, "improvisar" também tem. Caso contrário, o verbo é escrito com “z”, como é o c...

Espiar e Expiar

3,0 2 x
Neste episódio, o Professor Romulo Bolivar explica a diferença entre os verbos "espiar" e "expiar". "Espiar", com s, tem o sentido de prestar atenção, observar de forma atenta ou secreta. Já "expiar", com x, remete à punição ou ao reparo por erros cometidos.
Maio 2019

Esperto e Experto

4,0 1 x
Neste episódio, o Professor Romulo Bolivar explica a diferença entre "esperto" e "experto". "Esperto", com s, é sinônimo de “ativo”, “inteligente”. Já “experto”, com X, vem do latim “expertus” e é utilizada com o sentido de "perito", "entendido", "especialista".

Passo e Paço

4,0 2 x
Neste episódio, o Professor Romulo Bolivar explica a diferença entre a palavra "passo" e sua homófona, "paço". Apesar de soarem iguais, "passo", com dois "s", indica o movimento que fazemos com os pés. Já a palavra paço, com "ç", geralmente, refere-se a um palácio.

Grafia do Etc.

3,0 4 x
Neste episódio, o Professor Romulo Bolivar explica que “etc.” é a abreviatura da expressão latina “et coetera”, que quer dizer “e outras coisas”.

Dupla Grafia

4,0 2 x
Neste episódio, o Professor Romulo Bolivar explica que algumas palavras possuem dupla grafia. Como por exemplo, o número 14, que pode ser escrito de duas maneiras: catorze, com "c", e quatorze, com "qu".
Abril 2019

De repente

3,0 3 x
Neste episódio, o Professor Romulo Bolivar explica que “de repente”é uma locução adverbial e, por isso, se escreve separado sempre. E fala que não se pode confundir “de repente”, separado, com “depressa” e “devagar”, que também são advérbios, mas se escreve tudo junto.
Arquivo