Como Se Escreve

Não quer perder nada do Como Se Escreve?

Em seguida, defina um alarme para que possamos mantê-lo informado gratuitamente sobre novos episódios por e-mail. Útil!

Outubro 2019
Neste episódio, o Professor Romulo Bolivar explica a origem da palavra “alface” e como isso pode ajudar a memorizar a grafia correta. A palavra vem do árabe “a erva” e era usada com fins curativos.
Neste episódio, o Professor Romulo Bolivar explica a diferença entre "sob" e "sobre". A palavra "sobre" quer dizer "em cima" e também pode dar a ideia de “a respeito de”, “acerca de”. Já a preposição "sob" significa "embaixo" e pode indicar “sujeição à influência ou comando de algo ou alguém”.
Neste episódio, o Professor Romulo Bolivar explica a origem da palavra “sobrancelha” e como isso pode ajudar a memorizar a grafia correta. A primeira parte, "sobra", vem de "super", prefixo que quer dizer “acima”. Já “celha” vem do latim "cilias", que são os cabelinhos.
Setembro 2019
Neste episódio, o Professor Romulo Bolivar explica quando usar "SC", "SÇ" e "XC". O "XC" aparece em palavras como exceder, em que “EX” tem valor de “fora” e o “ceder” vem do latim “cedere” (com o sentido de “movimentar”). Logo, exceder significa ir além, ultrapassar. Já o "SC" é usado em palavras que mantiveram proximidade...
Julho 2019
Neste episódio, o Professor Romulo Bolivar explica a forma correta de escrever o verbo “suicidar-se”. Esse é um dos famosos verbos pronominais, aqueles que carregam um pronome para se apresentarem mais bonitos. Dessa forma, o pronome “se” é parte integrante dele.
Junho 2019
Neste episódio, o Professor Romulo Bolivar fala sobre os usos do ponto e vírgula. O principal deles é separar orações que já apresentam vírgula. O outro é diferenciar e ajudar na organização da frase.
Neste episódio, o Professor Romulo Bolivar explica a grafia do nome de alguns alimentos. Por exemplo, em "chuchu", usamos o “ch” duas vezes. Outro caso é o "maxixe", com "x" na segunda e na terceira sílaba. E vale lembrar que a maioria das frutas, verduras e legumes se escreve com "j": "jiló", "jerimum", "jenipapo", "manje...
Neste episódio, o Professor Romulo Bolivar explica quando escrever os verbos com "Z" ou "S". O segredo é se basear na palavra que dá origem ao verbo. Se apresentar “s” na última sílaba, a letra se mantém. Por exemplo, "improviso" tem “s”, então, "improvisar" também tem. Caso contrário, o verbo é escrito com “z”, como é o c...
Neste episódio, o Professor Romulo Bolivar explica a diferença entre os verbos "espiar" e "expiar". "Espiar", com s, tem o sentido de prestar atenção, observar de forma atenta ou secreta. Já "expiar", com x, remete à punição ou ao reparo por erros cometidos.
Maio 2019
Neste episódio, o Professor Romulo Bolivar explica a diferença entre "esperto" e "experto". "Esperto", com s, é sinônimo de “ativo”, “inteligente”. Já “experto”, com X, vem do latim “expertus” e é utilizada com o sentido de "perito", "entendido", "especialista".
Neste episódio, o Professor Romulo Bolivar explica a diferença entre a palavra "passo" e sua homófona, "paço". Apesar de soarem iguais, "passo", com dois "s", indica o movimento que fazemos com os pés. Já a palavra paço, com "ç", geralmente, refere-se a um palácio.
Neste episódio, o Professor Romulo Bolivar explica que “etc.” é a abreviatura da expressão latina “et coetera”, que quer dizer “e outras coisas”.
Neste episódio, o Professor Romulo Bolivar explica que algumas palavras possuem dupla grafia. Como por exemplo, o número 14, que pode ser escrito de duas maneiras: catorze, com "c", e quatorze, com "qu".
Abril 2019
Neste episódio, o Professor Romulo Bolivar explica que “de repente”é uma locução adverbial e, por isso, se escreve separado sempre. E fala que não se pode confundir “de repente”, separado, com “depressa” e “devagar”, que também são advérbios, mas se escreve tudo junto.
Neste episódio, o Professor Romulo Bolivar explica a diferença entre "sobretudo" e "sobre tudo". "Sobretudo” é usado com sentido de “acima de tudo”, “principalmente”e “especialmente”. E também, pode indicar um casacão daqueles bem longos. Já "sobre tudo", escrito separado, quer dizer “a respeito de tudo” e “acerca de tudo”.
Neste episódio, o Professor Romulo Bolivar explica como escrever a palavra "Ebulição" e a expressão "Zero Grau". A palavra "ebulição" é o nome dado a mudança de estado líquido para o vapor. Já a expressão "zero grau" é no singular. Só se usa o plural “graus” para dizer: dois graus, três graus e assim por diante.
Neste episódio, o Professor Romulo Bolivar fala sobre as mudanças na acentuação das palavras com o novo acordo ortográfico. Uma das mudanças foi nos ditongos abertos “ei”, “eu” e “oi”, que só mantêm o acento se estiverem no final da palavra. Um exemplo são as palavras "herói" e "heroico". "Herói" recebe acento porque o dit...
Neste episódio, o Professor Romulo Bolivar explica a diferença entre "agente" e "a gente". Apesar de soarem iguais, "agente", escrito junto, serve para nomear uma coisa que age, como um agente químico. Já "a gente", escrito separado, é uma locução pronominal que tem o sentido de “nós”.
Neste episódio, o Professor Romulo Bolivar explica a diferença entre as palavras "cumprimento" e "comprimento". Comprimento, com "o", significa medida, tamanho, extensão de algo ou alguém. Já cumprimento, com "u", pode se referir a dois verbos diferentes: cumprir e cumprimentar.
Neste episódio, o Professor Romulo Bolivar explica a diferença entre os verbos "descriminar" e "discriminar". Discriminar, com “i”, é o mesmo que fazer a diferença; diferenciar alguma coisa, ou segregar. Já o verbo descriminar, com "e", quer dizer isentar de culpa, descriminalizar, julgar como inocente.
Arquivo