Como Se Escreve

Maio 2019

Passo e Paço

4,0 1 x
Neste episódio, o Professor Romulo Bolivar explica a diferença entre a palavra "passo" e sua homófona, "paço". Apesar de soarem iguais, "passo", com dois "s", indica o movimento que fazemos com os pés. Já a palavra paço, com "ç", geralmente, refere-se a um palácio.

Grafia do Etc.

3,0 4 x
Neste episódio, o Professor Romulo Bolivar explica que “etc.” é a abreviatura da expressão latina “et coetera”, que quer dizer “e outras coisas”.

Dupla Grafia

4,0 1 x
Neste episódio, o Professor Romulo Bolivar explica que algumas palavras possuem dupla grafia. Como por exemplo, o número 14, que pode ser escrito de duas maneiras: catorze, com "c", e quatorze, com "qu".
Abril 2019

De repente

3,0 2 x
Neste episódio, o Professor Romulo Bolivar explica que “de repente”é uma locução adverbial e, por isso, se escreve separado sempre. E fala que não se pode confundir “de repente”, separado, com “depressa” e “devagar”, que também são advérbios, mas se escreve tudo junto.

Sobretudo e Sobre tudo

4,0 2 x
Neste episódio, o Professor Romulo Bolivar explica a diferença entre "sobretudo" e "sobre tudo". "Sobretudo” é usado com sentido de “acima de tudo”, “principalmente”e “especialmente”. E também, pode indicar um casacão daqueles bem longos. Já "sobre tudo", escrito separado, quer dizer “a respeito de tudo” e “acerca de tudo”.

Ebulição e Zero Grau

4,0 2 x
Neste episódio, o Professor Romulo Bolivar explica como escrever a palavra "Ebulição" e a expressão "Zero Grau". A palavra "ebulição" é o nome dado a mudança de estado líquido para o vapor. Já a expressão "zero grau" é no singular. Só se usa o plural “graus” para dizer: dois graus, três graus e assim por diante.

Acentuação

3,0 2 x
Neste episódio, o Professor Romulo Bolivar fala sobre as mudanças na acentuação das palavras com o novo acordo ortográfico. Uma das mudanças foi nos ditongos abertos “ei”, “eu” e “oi”, que só mantêm o acento se estiverem no final da palavra. Um exemplo são as palavras "herói" e "heroico". "Herói" recebe acento porque o dit...

Agente ou A gente

4,0 1 x
Neste episódio, o Professor Romulo Bolivar explica a diferença entre "agente" e "a gente". Apesar de soarem iguais, "agente", escrito junto, serve para nomear uma coisa que age, como um agente químico. Já "a gente", escrito separado, é uma locução pronominal que tem o sentido de “nós”.

Cumprimento e Comprimento

4,0 2 x
Neste episódio, o Professor Romulo Bolivar explica a diferença entre as palavras "cumprimento" e "comprimento". Comprimento, com "o", significa medida, tamanho, extensão de algo ou alguém. Já cumprimento, com "u", pode se referir a dois verbos diferentes: cumprir e cumprimentar.

Descriminar e Discriminar

3,0 1 x
Neste episódio, o Professor Romulo Bolivar explica a diferença entre os verbos "descriminar" e "discriminar". Discriminar, com “i”, é o mesmo que fazer a diferença; diferenciar alguma coisa, ou segregar. Já o verbo descriminar, com "e", quer dizer isentar de culpa, descriminalizar, julgar como inocente.
Arquivo