Como Se Escreve

Janeiro 2019

Como referir-se à hora?

4,0 4 x
Neste episódio, o Professor Romulo Bolivar explica qual é a forma correta de se referir a um determinado período de tempo.

Soar e Suar

4,0 2 x
Neste episódio, o Professor Romulo Bolivar explica a diferença entre os verbos "soar" e "suar". As duas grafias existem, mas possuem significados diferentes. "Soar", com a letra “o”, quer dizer emitir som. Já o verbo “suar”, com a letra "u", é sinônimo de transpirar.
Dezembro 2018

Tachar ou Taxar

4,0 2 x
Neste episódio, o Professor Romulo Bolivar explica a diferença entre o verbo "tachar" e seu homófono, "taxar". Apesar de soarem iguais, "tachar", com ch, tem dois significados: qualificar alguém de um modo desfavorável; também pode ser sinonimo de pregar, pôr tachinhas. Já "taxar", com x, tem o sentido de precificar.

Dilatar e Delatar

4,0 5 x
Neste episódio, o Professor Romulo Bolivar explica a diferença entre "diferir" e "deferir". As duas grafias estão corretas, mas possuem significados diferentes. O verbo "diferir", com i, refere-se a diferença, e dependendo da situação, tem o sentido de adiar. Já o verbo "deferir", com e, é sinônimo de permitir.

Dilatar e Delatar

3,0 4 x
Neste episódio, o Professor Romulo Bolivar explica a diferença entre "dilatar" e "delatar". As duas grafias estão corretas, mas possuem significados diferentes. O verbo "dilatar", com i, é sinônimo de alargar, estender. Já o verbo "delatar", com e, significa denunciar.
Novembro 2018

Afim e A fim

3,0 4 x
Neste episódio, o Professor Romulo Bolivar explica que “afim”, junto, dá a ideia de “afinidade”. Já o “a fim”, separado, dá a ideia de finalidade, objetivo.

Em cima e embaixo

4,0 7 x
Neste episódio, o Professor Romulo Bolivar explica o uso das expressões "em cima" e "embaixo". Ambas referem-se a ideia de lugar, mas a palavra "encima", tudo junto, também existe e é o presente do indicativo do verbo "encimar".

Crase no masculino

4,0 2 x
Neste episódio, o Professor Romulo Bolivar explica o uso da crase em palavras masculinas. Via de regra, não se usa crase antes delas. Porém, se a palavra representar um “agente”, o comum é o uso da crase.

Uso do R no infinitivo

3,0 8 x
Neste episódio, o Professor Romulo Bolivar explica a importância do uso do R nos verbos infinitivos.
Outubro 2018

Beneficente ou beneficiente

3,0 4 x
Neste episódio, o Professor Romulo Bolivar explica qual das duas grafias está correta: "beneficente" ou "beneficiente". Beneficente, sem i, significa filantropia, caridade, aquilo que faz bem ao próximo. Já a grafia beneficiente, com i, não existe.
Arquivo