Curtas Universitários

Não quer perder nada do Curtas Universitários?

Em seguida, defina um alarme para que possamos mantê-lo informado gratuitamente sobre novos episódios por e-mail. Útil!

Julho 2020
Nícolas, jovem de 21 anos, descobriu-se portador de LHON, uma doença responsável pela perda da visão central nos dois olhos. Ele se vê obrigado a parar tudo e a repensar sua forma de viver dali para frente.
A crise impulsionada pelo fungo vassoura de bruxa, a partir de 1989, gerou novas relações de trabalho nas fazendas de cacau do sul da Bahia, enquanto terras improdutivas e abandonadas foram objeto da reforma agrária.
A porta da universidade parece estar mais próxima do campo e uma nova geração de jovens ocupa o espaço do ensino superior.
A rotina, os contratempos e as reflexões de três zeladores residentes nos pilotis de Brasília. Esses personagens apresentam, através de seus relatos, os diversos dilemas existentes no âmbito social.
Junho 2020
O curta conta a história da Cruzada São Sebastião, conjunto habitacional localizado no coração da zona sul carioca. Bem como o estigma e a crescente especulação imobiliária no local.
“Manu" chegou ao Brasil, em 1975. Um Agrônomo e ativista francês que há quatro décadas permanece lutando pela preservação da floresta e dos direitos humanos na Amazônia.
Povoesia é um documentário que evidencia a periferia como um lugar de afeto, de encontro, de alegria, diversidade e colaboração. É a intervenção do sensível como elemento de humanização.
Amiel Vieira descobre sua intersexualidade apenas aos 33 anos de idade, quando, ao encontrar uma carta do Hospital das Clínicas de São Paulo, desvenda o segredo sobre sua condição mantido por seus pais.
O pai caminhoneiro e o filho cineasta procuram por um antigo caminhão e suas memórias familiares.
Gopi foi o mais novo e primeiro intersexual a se candidatar nas eleições da Assembleia Legislativa de Tamil Nadu, na Índia. Gopi luta diariamente pelos direitos dos intersexuais e da comunidade LGBT.
A cidade de Paracuru/CE tem a vida transformada com a chegada de uma Escola de Dança. Com a maioria dos seus alunos do sexo masculino, esses bailarinos tiveram de enfrentar o preconceito e o machismo.
Duas mulheres em suas quebradas lutam por espaço em meio ao machismo e à opressão. Através do rap, elas lançam suas vozes nas ondas sinuosas da internet e pautam um debate novo na cena musical.
Vinicius volta para Alcântara (MA) para vivenciar o grande momento de comemoração e coletividade da cidade, a Festa do Divino Espírito Santo.
Relato de um outro ângulo sobre a tragédia de Mariana mostrando que a saudade e a construção humana, podem ser vistos em pequenos detalhes. Diretor: Gabriel Collet
Desafiando o binarismo de gênero, Francisca da Silva, a Tica, ocupa o lugar de Rainha do Reisado e reinventa a cultura popular na região do Cariri/CE por meio da performance artística.
Sobrevivente do massacre de Eldorado dos Carajás, Nita reencontra um sentido para a vida ao se unir a um grupo de mulheres, mas sem se esquecer do dia que mudaria seu destino para sempre.
Mulheres costureiras da cidade de Foz do Iguaçu transformam materiais apreendidos na fronteira em arte, no projeto 10caminhos da Unila.
O documentário mostra como uma comunidade remanescentes de quilombos do Rio de Janeiro pode trazer, em sua alimentação emoções, senso de pertencimento, valores, relações sociais e de identidade.
Um brasileiro de 24 anos, que trabalha no Açougue do Batista. Seu ofício é desossar animais que chegam já partidos em pedaços grandes e sem o couro. Ele é conhecido pela sua agilidade e destreza.
Cartagena das Índias, na Colômbia, recebeu imigrantes por conta da guerra civil no país. Em 2015, a cantora Shakira trouxe a Fundação Pies Descalzos, visando uma educação de qualidade e perspectiva de vida.
Arquivo