Janelas De Inovação

Julho 2018
13:00

Sala de aula invertida

3,0 0 x
As universidades estão inovando, levando o professor ao centro da sala e colocando-o no mesmo patamar dos alunos reunidos em grupos. No campus da USP em Lorena/SP, o modelo de ensino chamado “sala de aula invertida”, vem sendo aplicado desde 2012. O objetivo é estimular os estudantes a não só participar mais das aulas, mas também a se empoderarem do próprio aprendizado.
12:00

Desimpressora

3,0 0 x
A desimpressora, tecnologia criada pelos alunos da UMEF Dep. Mikeil Chequer, é o ponto de partida para contar a história do Robochequer, projeto de robótica que há quatro anos se tornou parte da identidade do colégio. Os alunos falam sobre o quanto participar do projeto aumenta o interesse pelas aulas e amplia seus horizontes.
Fevereiro 2018
12:00

Emeb Professor Otílio de Oliveira

3,0 4 x
A escola de educação básica de São Bernardo do Campo, SP, tem a música e a programação como uma das prioridades no currículo. Em parceria com a Fundação Bachiana, do maestro João Carlos Martins, a EMEB dá aulas de violino que ajudam no desenvolvimento de uma nova linguagem. As aulas de robótica e programação também possibilitam uma nova forma de ver o futuro.
Janeiro 2018
12:00

Projeto Asinhas da Florestania

4,0 8 x
Tapete, jogo de letras, caderno de registros, sementes para contar, fantoches, rolo de barbante, entre outras coisas são utilizadas para auxiliar o ensino que é feito de maneira multisseriada. Através de um material pedagógico exclusivo agentes contratados por municípios em parceria com o estado do Acre fazem encontros domiciliares com grupos de crianças em regiões de difícil acesso.
12:00

Projeto Cloc

4,0 5 x
Relata a criação e a evolução do projeto Cloc (Criatividade – Lógica – Oportunidade – Crescimento) criado pelo IPTI (Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação) com a parceria do Governo de Sergipe. Em 2013 o IPTI iniciou um projeto de seleção de jovens que possuíam mais aptidão em lógica de programação, desenvolvendo um modelo de transformação social em Santa Luzia do Itanhy, SE.
12:00

EM Minas Gerais

4,0 3 x
A Escola Municipal Minas Gerais possibilita aos seus alunos do 6º ano e do clube de ciências do 8º ano a experiência de “trabalharem” para a NASA. O projeto começou em outubro de 2015 quando uma professora foi selecionada como embaixadora da agência para trabalhar três protocolos da NASA com seus estudantes.
Dezembro 2017
12:00

Projeto nas ondas do rádio - EDUCOM

3,0 2 x
A Rádio JMS existe em consonância ao programa Nas Ondas do Rádio do Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. O projeto vem ampliando os números de alunos participantes e de atividades desenvolvidas. Na Rádio JMS, os alunos aprendem noções básicas de fotografia e filmagem, montagem e desmontagem de equipamentos de som, edição de vídeo, áudio e imagem.
12:00

Instituto Federal

3,0 7 x
No sertão pernambucano, um projeto transformador tem impactado a vida de muitas crianças. Com o uso de materiais reaproveitáveis, o Instituto Federal de Pernambuco abriu as portas para o universo da robótica. Por meio dos conhecimentos adquiridos, meninos e meninas entra 9 e 15 anos aguçam a criatividade e o olhar para o cotidiano, com soluções que podem transformar o seu dia a dia e a relação com
13:00

EMEF Padre Emilio Miotti

3,0 10 x
A EMEF Padre Emílio Miotti, em Campinas, é a única escola pública da região a integrar o Mapa Brasileiro de Inovação e Criatividade na Educação Básica. Uma das principais inovações foi a introdução dos Ateliês multidisciplinares, atividades temáticas encabeçadas por um ou três professores, dependendo do ciclo, que possuem uma proposta de trabalho prático e integram alunos de diversos anos.
Novembro 2017
12:00

EMITEC

3,0 13 x
A proposta é apresentar como o ensino diferenciado do EMITEC (Ensino Médio com Intermediação Tecnológica), programa estruturante da Secretaria da Educação da Bahia, que através do uso da tecnologia na vertente da educação é eficaz e necessário.
Arquivo