Mentes Brilhantes

Junho 2016
22:36

Isaac Newton

3,5 131 x
Beth e Barão recebem o cientista, físico e matemático Isaac Newton. Ele briga no palco com o filósofo alemão Gottfried Wilhelm Leibniz que também inventou o cálculo diferencial e integral de maneira independente. Explica o funcionamento das três leis de Newton e mostra como a força da gravidade universal mantém o universo coeso.
23:13

Zhanh Heng

3,0 135 x
O barão apresenta o inventor do primeiro sismógrafo do mundo, o cientista Zhang Heng. Para entender a origem desse aparelho, eles apresentam o meteorologista e geofísico Alfred Wegener, que explica sua teoria da deriva continental. Essa só foi confirmada devido à teoria das Placas Tectônicas de Holmes Arthur. Zhang também classificou mais de 2500 estrelas, inventou a primeira esfera armilar movida a água, a carroça com uma figura que sempre apontava para o sul e a carroça com odômetro.
22:30

Dmitri Mendeleiev

3,0 327 x
O convidado é Dmitri Mendeleiev, grande mente científica da Rússia do século 19, que classificou 63 elementos na tabela periódica, cujas propriedades e inter-relações são explicadas à plateia. Ele propiciou também, grandes avanços para a indústria do petróleo. Barão, Beth e Mendeleiev revelam que, além de combustível, o petróleo é o elemento básico para vários outros produtos, como roupas, asfalto e plásticos.
23:02

Albert Einstein

4,3 277 x
No teatro transformado em uma discoteca, todos ficam maravilhados e querem saber a natureza da luz. Albert Einstein explica a relação entre a luz, o espaço, o tempo e a energia. Sua fórmula E=mc2 acabou possibilitando a criação da bomba atômica, o que faz o cientista se sentir responsável. Para animá-lo, o Barão o leva em uma viagem pelas estrelas e explica os efeitos da dilatação temporal. Quando voltam, depois de 700 anos, encontram um mundo completamente diferente.
23:08

Galileu Galilei

3,5 369 x
O Barão de Munchhausen recebe o físico, matemático e astrônomo Galileu Galilei, que aperfeiçoou o telescópio, contrariou as ideias de Aristóteles sobre a esfera perfeita e sem falhas da lua e modificou o raciocínio de que a Terra era o centro do Universo. Porém, nem tudo foi fácil. Galileu renegou seus pensamentos diante da inquisição, em uma época em que a divergência com a ideologia da igreja acarretava o risco de morte em praça pública.
Março 2016
23:19

Charles Darwin

3,5 413 x
Beth e o Barão embarcam no HMS Beagle, acompanhando o jovem cientista Charles Darwin até a ilha de Galápagos para seus estudos que buscam descobrir a origem das espécies. Ao se depararem com animais parecidos com os extintos dinossauros, Darwin explica a evolução dessas espécies ao longo de milhões de anos.
23:03

Marie Curie

3,0 291 x
Um desfile de modelos é interrompido e Beth mostra toda sua indignação com o estereótipo das mulheres. Para mostrar a importância feminina na Ciência, surge Marie Curie, que quebrou as barreiras de preconceitos, estudou os raios invisíveis e foi a primeira mulher a ganhar o prêmio Nobel.
23:35

Jang Yeong-Sil

3,0 221 x
O Barão Munchhausen apresenta o cientista da Coreia Medieval Jang Yeong-Sil. Eles falam sobre a medição do tempo pela posição do sol e o que levou Jang a desenvolver o relógio de água automático. Ele não foi só um especialista em relógios, mas também em água com a invenção do primeiro pluviômetro em 1442. Um dispositivo que servia para medir a chuva capaz de ajudar as pessoas na agricultura e valioso para o estudo do clima. A invenção de Jang é comparada com o pluviômetro de Benedetto Castelli ...
22:45

Os Irmãos Lumière

2,0 259 x
O Cinematógrafo dos irmãos Lumière foi a primeira máquina capaz de registrar e projetar o movimento. Georges Méliès inventou os efeitos especiais e com eles o cinema se transformou em um grande espetáculo. Mas, nem Méliès, nem os irmãos Lumière foram os precursores nos experimentos com imagens em movimentos. Muito antes deles o próprio Thomas Edison já havia patenteado inventos muito similares que lhe permitiram levar as películas de Méliès à América e fazer muito dinheiro com elas.
23:05

Edison vs. Tesla

4,0 289 x
Beth chama o inventor da lâmpada elétrica, Thomas Alva Edison, para ajudar na escuridão que assombra o teatro. Depois de mostrar seus inventos como o fonógrafo, o telefone e até a máquina de raio X, o fantasma de Nikola Tesla, o maior rival de Edison, surge aterrorizando o palco. Eles começam a disputar A Guerra das Correntes, e o vencedor será o herói capaz de levar eletricidade a todas as casas, ruas e fábricas.
Arquivo