O Que Dizem Os Maias?

Julho 2019

Aquele que escreve

4,0 2 x
Os antigos maias usavam figuras como palavras completas ou escreviam palavras com glifos de sílabas. “Aj tz’i ba”: “Aj” significa “aquele que” e “Tz’ihb”, “escrever”. E escreviam de duas maneiras diferentes para se referirem a “aquele que escreve” e “aqueles que escrevem”.

Ele está enterrado

4,0 1 x
Os escribas maias usavam glifos para contar sua história. Os glifos são formados por sílabas e palavras completas. “Mu Ka Já”: “mu” e “ka” formam a palavra “muk”, que significa “enterrar” ou “sepultar”. O glifo “já” indica uma ação. Assim, a palavra formada pelos três glifos é “muhkaj”, que significa “ele está enterrado”.

Entrada para o caminho de Pakal

3,0 2 x
Os escribas maias lapidavam misteriosos glifos para contar sua história. O que nos diz este glifo? Na língua dos maias, se lê “Och biij kinich Janahb Pakal”: “Och” significa “entrar”; “Biij”, “caminho”; e “Kinich” é “sol resplandecente”.

Guerra de estrelas

3,0 2 x
Os escribas maias desenhavam glifos para contar sua história. O que aparece neste episódio é um enigma: formado pelo símbolo da estrela e pelo símbolo de raios de luz (que significa guerra). Então, para os maias, esse glifo significa “guerra de estrelas”.

Foi capturado

3,0 3 x
Os escribas maias desenhavam glifos, com sílabas e palavras completas, para contar sua história. Neste episódio, as sílabas “chu” e “ka” formam a palavra “chuk”, que significa capturar. “Já” é uma partícula que indica ação. Então, na língua desses antigos povos, se lê: “chuhkaj”, que significa “foi capturado”.

Lugar das grandes águas

3,0 2 x
Os escribas maias desenhavam glifos para contar sua história. Alguns glifos eram formados por sílabas. “Lakam” significa “grande”. “Há” é o fluxo da água. Isso junto quer dizer “lugar das grandes águas”.

O jogador de bola

4,0 2 x
Os antigos escribas desenhavam glifos para que sua história não fosse esquecida. Cada glifo nos conta algo diferente. “Aj Pitz” significa “o jogador de bola”.

O jogo de bola das três criações

4,0 2 x
Os antigos escribas desenhavam glifos para contar sua história. Cada glifo é formado por desenhos que significam palavras. “Ux ahal pitzan” significa “o jogo de bola das três criações”.
Abril 2019

Calendário maia

4,0 4 x
Os maias escreviam o tempo usando glifos. “Ju’n” é o número 1; “Ajaw” significa “governante”; “Uxlaju’n”, “13”; “Mak” é “tartaruga marinha”: o nome de um mês no calendário “Haab”; “Ju’n Ajaw Uxlaju’n Mak” é o dia “1 Ajaw 13 Mak”. E só os homens sagrados podiam ler a contagem.

Céu vermelho

4,0 2 x
Os escribas maias desenhavam glifos para contar sua história. Este glifo tem sílabas e palavras completas: “Chak Chan Aj K’uhu’n”. Sua tradução é “Céu Vermelho”, que é o nome do senhor Chak Chan dos livros sagrados. Entre os maias, havia homens muito sábios e com poderes especiais para falar com os deuses. Eles eram tão im...
Arquivo