O Que Dizem Os Maias?

Não quer perder nada do O Que Dizem Os Maias??

Em seguida, defina um alarme para que possamos mantê-lo informado gratuitamente sobre novos episódios por e-mail. Útil!

Julho 2019
Os antigos maias usavam figuras como palavras completas ou escreviam palavras com glifos de sílabas. “Aj tz’i ba”: “Aj” significa “aquele que” e “Tz’ihb”, “escrever”. E escreviam de duas maneiras diferentes para se referirem a “aquele que escreve” e “aqueles que escrevem”.
Os escribas maias usavam glifos para contar sua história. Os glifos são formados por sílabas e palavras completas. “Mu Ka Já”: “mu” e “ka” formam a palavra “muk”, que significa “enterrar” ou “sepultar”. O glifo “já” indica uma ação. Assim, a palavra formada pelos três glifos é “muhkaj”, que significa “ele está enterrado”.
Os escribas maias lapidavam misteriosos glifos para contar sua história. O que nos diz este glifo? Na língua dos maias, se lê “Och biij kinich Janahb Pakal”: “Och” significa “entrar”; “Biij”, “caminho”; e “Kinich” é “sol resplandecente”.
Os escribas maias desenhavam glifos, com sílabas e palavras completas, para contar sua história. Neste episódio, as sílabas “chu” e “ka” formam a palavra “chuk”, que significa capturar. “Já” é uma partícula que indica ação. Então, na língua desses antigos povos, se lê: “chuhkaj”, que significa “foi capturado”.
Os escribas maias desenhavam glifos para contar sua história. O que aparece neste episódio é um enigma: formado pelo símbolo da estrela e pelo símbolo de raios de luz (que significa guerra). Então, para os maias, esse glifo significa “guerra de estrelas”.
Os escribas maias desenhavam glifos para contar sua história. Alguns glifos eram formados por sílabas. “Lakam” significa “grande”. “Há” é o fluxo da água. Isso junto quer dizer “lugar das grandes águas”.
Os antigos escribas desenhavam glifos para que sua história não fosse esquecida. Cada glifo nos conta algo diferente. “Aj Pitz” significa “o jogador de bola”.
Os antigos escribas desenhavam glifos para contar sua história. Cada glifo é formado por desenhos que significam palavras. “Ux ahal pitzan” significa “o jogo de bola das três criações”.
Abril 2019
Os maias escreviam o tempo usando glifos. “Ju’n” é o número 1; “Ajaw” significa “governante”; “Uxlaju’n”, “13”; “Mak” é “tartaruga marinha”: o nome de um mês no calendário “Haab”; “Ju’n Ajaw Uxlaju’n Mak” é o dia “1 Ajaw 13 Mak”. E só os homens sagrados podiam ler a contagem.
Os escribas maias desenhavam glifos para contar sua história. Este glifo tem sílabas e palavras completas: “Chak Chan Aj K’uhu’n”. Sua tradução é “Céu Vermelho”, que é o nome do senhor Chak Chan dos livros sagrados. Entre os maias, havia homens muito sábios e com poderes especiais para falar com os deuses. Eles eram tão im...
A escrita era feita por glifos que formavam estelas. Os glifos eram formados por sílabas e palavras. “K’inich Janahb pakal” significa “governante”.
Os escribas desenhavam glifos para contar sua história. Esses glifos formam palavras e frases. Na língua dos maias, “jel ja k’o ba” quer dizer “A fogueira foi substituída”.
Os antigos escribas desenhavam glifos para contar sua história. Alguns glifos, por si mesmos, significam uma palavra. “Te”, por exemplo, significa “árvore” ou “madeira”.
Os escribas maias desenhavam glifos para contar sua história. Muitas vezes, os glifos têm figuras que formam palavras completas. Na língua dos antigos maias, "bahlam" significa “jaguar”.
Os antigos escribas desenhavam glifos para contar sua história. Os glifos formam palavras. E “milho” tem um glifo próprio, pois ele tem a importância de formar o sangue dos deuses.
Os escribas desenhavam glifos para contar sua história. E o glifo deste episódio tem três logogramas ou desenhos: Way Paat Ahiin. “Way” é um buraco profundo: o abismo; “Paat” são as costas de um homem: o dorso; e “Ahiin” é a cabeça de um crocodilo.
Os escribas maias desenhavam glifos para contar sua história. Na língua dos antigos maias, se lê: “sihyaj”, que significa “nasceu”.
Os escribas desenhavam diferentes figuras para cada sílaba e as combinavam formando palavras e frases. “Sataay K’uh” e “Sataay Ajaw” são traduzidas, respectivamente, como “Os deuses desapareceram” e “Os governantes desapareceram”.
Os maias desenhavam glifos para contar sua história. O que significa o glifo “U”? Significa “seu”. “Mam” significa “avô” ou “antepassado”. Na língua dos antigos maias, se escrevia U mam para dizer: “seu avô” ou “seu antepassado”.
Os maias usavam glifos para escrever. O que será que eles queriam contar? Na antiga língua maia, “kab” significa “terra”.
Arquivo