O Que Dizem Os Maias?

Julho 2019

Guerra de estrelas

3,0 2 x
Os escribas maias desenhavam glifos para contar sua história. O que aparece neste episódio é um enigma: formado pelo símbolo da estrela e pelo símbolo de raios de luz (que significa guerra). Então, para os maias, esse glifo significa “guerra de estrelas”.

O jogo de bola das três criações

4,0 2 x
Os antigos escribas desenhavam glifos para contar sua história. Cada glifo é formado por desenhos que significam palavras. “Ux ahal pitzan” significa “o jogo de bola das três criações”.
Abril 2019

O crocodilo do abismo nas costas

4,0 3 x
Os escribas desenhavam glifos para contar sua história. E o glifo deste episódio tem três logogramas ou desenhos: Way Paat Ahiin. “Way” é um buraco profundo: o abismo; “Paat” são as costas de um homem: o dorso; e “Ahiin” é a cabeça de um crocodilo.

Milho

3,0 4 x
Os antigos escribas desenhavam glifos para contar sua história. Os glifos formam palavras. E “milho” tem um glifo próprio, pois ele tem a importância de formar o sangue dos deuses.

Terra

4,0 4 x
Os maias usavam glifos para escrever. O que será que eles queriam contar? Na antiga língua maia, “kab” significa “terra”.
Julho 2019

Entrada para o caminho de Pakal

3,0 2 x
Os escribas maias lapidavam misteriosos glifos para contar sua história. O que nos diz este glifo? Na língua dos maias, se lê “Och biij kinich Janahb Pakal”: “Och” significa “entrar”; “Biij”, “caminho”; e “Kinich” é “sol resplandecente”.

O jogador de bola

4,0 2 x
Os antigos escribas desenhavam glifos para que sua história não fosse esquecida. Cada glifo nos conta algo diferente. “Aj Pitz” significa “o jogador de bola”.
Abril 2019

Governante Pakal

3,0 3 x
A escrita era feita por glifos que formavam estelas. Os glifos eram formados por sílabas e palavras. “K’inich Janahb pakal” significa “governante”.

Jaguar

4,0 7 x
Os escribas maias desenhavam glifos para contar sua história. Muitas vezes, os glifos têm figuras que formam palavras completas. Na língua dos antigos maias, "bahlam" significa “jaguar”.

Seu avô

3,0 3 x
Os maias desenhavam glifos para contar sua história. O que significa o glifo “U”? Significa “seu”. “Mam” significa “avô” ou “antepassado”. Na língua dos antigos maias, se escrevia U mam para dizer: “seu avô” ou “seu antepassado”.
Arquivo