QUANDO ÉRAMOS PEIXES

Agosto 2016
54:42

Quando Éramos Macacos

3,6 480 x
Neil Shubin vai à procura de registros do antepassado comum dos macacos e dos humanos e mostra que o modo de ver o mundo, o andar e a capacidade de pensar rementem à época em que esse ancestral primata vivia em árvores. Neste episódio, Neil vai até o norte da Etiópia e apresenta esse parente da humanidade, mostrando como ele ajudou a moldar o corpo humano, de forma positiva e negativa, e como essas mudanças são responsáveis pelo desenvolvimento da civilização.
54:43

Quando Éramos Répteis

4,4 558 x
Neste episódio, Neil Shubin apresenta o réptil como ancestral da humanidade e mostra que os dentes, a pele e o cabelo são traços da evolução que liga o corpo humano a esse parente distante. Neil volta no tempo e apresenta as suas primeiras descobertas como paleontólogo, apontando como os ossos, os órgãos e os pelos do corpo humano são adaptações herdadas do processo de evolução do réptil e mostra como o gene EDA ajudou a moldar o corpo desse antepassado.
54:44

18 agosto de 2016

4,5 731 x
Com os ossos da mão como ponto de partida, o paleontólogo Neil Shubin, vai à procura do antepassado mais distante da humanidade, o peixe. O episódio apresenta essa aventura, que começa no departamento de anatomia da Universidade de Chicago e termina no Ártico canadense, com o encontro do fóssil do peixe de cabeça chata, Tiktaalik. Neil apresenta a evolução do corpo humano e revela as semelhanças entre ele e seu parente peixe.
Arquivo