Revista Do Campo

Não quer perder nada do Revista Do Campo?

Em seguida, defina um alarme para que possamos mantê-lo informado gratuitamente sobre novos episódios por e-mail. Útil!

Outubro 2019
O Revista do Campo exibe uma série de reportagens sobre novas pragas que ameaçam as lavouras de soja no Brasil. Nesta reportagem, você vai ver que uma nova espécie de lagarta- a Helicoverpa- está preocupando os agricultores do Ceará.
A soja brasileira pode ter novos desafios nesta safra. Uma nova planta invasora, uma mosca e uma lagarta foram identificadas em algumas lavouras e já estão sendo investigadas. O Revista do Campo exibe uma uma série com três reportagens sobre esses agentes. Começamos com uma planta de difícil controle nos Estados Unidos, Ar...
A cultura do trigo é mais comum na região Sul do país, mas a produção do cereal no Centro-Oeste vem crescendo bastante. De acordo com a Conab, na ultima safra a área plantada com trigo recuou 12% no Sul do Brasil. Já na Região Central cresceu quase 15%.
Fazer negócio no mercado futuro de soja não e tradição para muitos agricultores do Paraná,especialmente porque a maior parte tem pequenas e médias propriedades rurais. Mas, com o dólar em níveis elevados nesta safra, eles estão utilizando a venda antecipada, como garantia de bons resultados.
Não é nenhum exagero dizer que Bonito oferece aos turistas belezas naturais que impressionam: grutas, rios de águas cristalinas e vegetação preservada. Na segunda reportagem da série especial sobre o balneário, vamos mostrar o Parque das Cachoeiras, com quedas d’água para todos os gostos.
O Revista do Campo está exibindo reportagens especiais sobre o balneário turístico de Bonito, no Mato Grosso do Sul. No encerramento da série, nossa equipe participa de uma cavalgada noturna, em uma antiga estrada boiadeira.
Setembro 2019
No Paraná, a Federação da Agricultura pediu ajuda ao Governo Federal. Segundo a FAEP (Federação da Agricultura do Estado do Paraná), a verba para subvenção ao seguro da lavoura precisa aumentar. Caso contrário, muitos produtores vão arriscar, semeando sem proteção.
Agricultores do Mato Grosso do Sul já estão prontos para iniciar a semeadura da soja. O plantio deve começar assim que cair a primeira chuva expressiva.Segundo a associação que representa os produtores, a expectativa é de que a safra 2015/2016 no estado chegue aos 7 milhões de toneladas.
A saca de soja atingiu a segunda maior cotação da história no Mato Grosso do Sul. Segundo especialistas, por conta da alta do dólar. Para o produtor o momento é favorável, mas é preciso ficar atento aos custos e saber o momento certo de vender a produção.
O setor produtivo do Paraná está discutindo a proibição da soja de segunda safra no estado. Apesar da resistência de parte dos agricultores, o plantio deve ser proibido já a partir do ano que vem. A safrinha é considerada um dos fatores que contribuem para o aumento da ferrugem asiática na safra principal, a de verão.
Na próxima safra de verão a soja vai ser semeada em quase 90% das terras agricultáveis no Paraná, ocupando áreas que já foram do milho e do feijão. A Secretaria de Agricultura divulgou estudo que mostra o porquê da oleaginosa estar conquistando cada vez mais a preferência dos agricultores.
Clima favorável explica a super safra de milho no Mato Grosso do Sul. É a maior em 30 anos, em cultivo safrinha.
O estado do Paraná pode proibir, já a partir do ano que vem, a safrinha da soja, como forma de controle da Ferrugem Asiática. A doença ataca a cultura da oleaginosa.
Em Mato Grosso do Sul produtores de soja vão gastar muito mais este ano para plantar a oleaginosa, se comparado ao ciclo anterior. Segundo estudo da Embrapa de Dourados, nos últimos cinco anos o custo de produção da soja aumentou em 80%.
O custo de produção do arroz e da soja na safra 2015/2016 deverá ter alta histórica, a maior nos últimos 21 anos, desde a implantação do Plano Real.
Governo do Paraná estuda proibir a safrinha da soja a partir do ano que vem. A medida é uma tentativa para conter o avanço da ferrugem asiática.
A partir do 1º Simpósio Agronegócio, realizado pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Usp/Esalq), em Piracicaba, reportagem abordou alguns dos principais desafios para o segmento, como produção sustentável, logística, incentivos para o setor e expectativas de produtores.
O cultivo das culturas de inverno, entre elas o trigo e a aveia branca, está se expandindo em alguns municípios do Sul de Minas Gerais. As duas culturas garantem renda na propriedade rural num período em que antes a terra ficava ociosa. Além disto, a palhada do trigo e da aveia protege o solo para o plantio da safra princi...
Melhorar a produção, reduzir custos, ajustar a logística e priorizar a sustentabilidade. Esses são alguns dos desafios que o segmento do agronegócio enfrenta, cada vez mais. Setor que promove superávit na balança comercial brasileira.
Julho 2019
O episódio com o título '30/07/2015 06h28' do programa Revista Do Campo foi transmitido por RIT em terça-feira 30 de julho, 2019 à(s) 14:36 hora(s).
Arquivo