Rotas Sustentáveis

Não quer perder nada do Rotas Sustentáveis?

Em seguida, defina um alarme para que possamos mantê-lo informado gratuitamente sobre novos episódios por e-mail. Útil!

Setembro 2019
A produção orgânica do Assentamento Mandacaru, em Petrolina, é feita de forma coletiva e distribuída em feiras, supermercados, além de ser fornecida a programas institucionais de alimentação.
A comunidade quilombola Conceição das Crioulas, em Pernambuco, produz de forma sustentável artesanatos da fibra do caroá, que contam a história e reafirmam a identidade étnica e cultural de seu povo.
Esse episódio mostra a resistência, superação e manutenção no mercado de três grupos de mulheres artesãs na Paraíba, Ceará e Pernambuco. Com criatividade, as mulheres complementam a renda familiar.
Maio 2019
A apicultura se consolida no semiárido nordestino como alternativa econômica. A criação de abelhas exige o replantio da caatinga, o que favorece o desenvolvimento sustentável das propriedades.
O caranguejo é tradição no Nordeste. Sem critérios, a catação tornou-se predatória. Hoje há o período de defeso que, no Maranhão, ocorre durante 3 meses. Lá foi desenvolvido o primeiro manejo sustentável.
Ecofogões e biodigestores são tecnologias utilizadas como alternativa energética no meio rural. E no sertão do Araripe, o manejo sustentável da caatinga já é utilizado pela indústria de gesso.
As melíponas estão em todo o Nordeste. Hoje, a criação dessas abelhas nativas sem ferrão, além de recuperar espécies ameaçadas na natureza, representa opção econômica para comunidades rurais da região.
A retirada da ostra nativa de seu habitat reduz cada vez mais os estoques. A saída para os catadores de ostra é o cultivo, como acontece em Timbau do Sul e Canguaretama, no Rio Grande do Norte.
O sururu, tradicional na culinária nordestina, sofre com a cata predatória. No Maranhão catadores buscam orientação com objetivo de sair do extrativismo e cultivar a espécie nos estuários da região.
Abril 2019
O turismo de base comunitária é uma realidade no Ceará. Além da hospedagem e alimentação oferecidas aos turistas em suas próprias residências, os nativos apresentam a região e sua cultura.
Arquivo