Super Libris

Novembro 2017
29:36

Mulheres, essas bárbaras que ameaçam o império

4,0 6 x
No século XX, as mulheres deram um salto tremendo: ganharam o direito ao voto, passaram a trabalhar fora de casa e assumiram posturas que as fizeram sair da sombra dos homens. Na literatura isso também aconteceu. Hoje há mais leitoras que leitores e o número de escritoras vem crescendo. A própria Academia Brasileira de Letras, que não tinha mulheres em sua fundação, já teve duas presidentes – ou presidentas. Essas escritoras colocam as mulheres no centro da trama e falam de problemas específico...
28:50

Minha vida dá um livro

4,0 3 x
A literatura confessional às vezes torna difícil a distinção entre o seu conteúdo e uma obra biográfica. O leitor frequentemente é levado a se enganar, tomando por verdade o que é uma construção literária e vice-versa. Isso é bom, ruim ou indiferente?
28:16

A verdade (bem) nua e crua

3,0 3 x
A pornografia ou, para ser bem comportado, o erotismo é um traço marcante nas literaturas ocidental e oriental. Henry Miller e Anais Nin, por exemplo, são muito conhecidos por suas boas cenas de sexo. E recentemente houve o sucesso mundial de “Cinquenta tons de cinza”, que mostra que o tema ainda está vivo e pulsante. No Brasil, tivemos a inesquecível Cassandra Rios que fez a alegria de muitos nos anos 1960 e 1970 (foi a primeira escritora brasileira a vender mais de um milhão de livros). E, nu...
28:52

Literatura infantil não tão infantil assim

3,0 4 x
Durante muito tempo escreveu-se somente para adultos. Depois, passou-se também a escrever para crianças. Mas e os jovens, que ficam espremidos entre esses dois grupos? Eles demoraram a receber a atenção dos autores e, mesmo hoje em dia, no Brasil, talvez ainda não recebam. Mas quando são laureados com tal atenção, sabem retribuí-la, transformando alguns livros em grandes best-sellers ou, mais que isso, em clássicos.
Outubro 2017
28:15

O cordel encantador

4,0 6 x
A literatura de cordel é uma vertente poética antiga no Brasil, mas não se restringiu a algo meramente folclórico... Pelo contrário! Ao mesmo tempo em que continua popular em feiras do nordeste, passou a ser publicada em livros e já foi tema de inúmeras teses acadêmicas. Além disso, modernizou sua temática: hoje não se fala apenas sobre Lampião e viagens ao céu... A cidade e a política, por exemplo, também viraram tema de sua poesia e o cordel permanece nos cordões e, quem diria, na internet.
Setembro 2017
26:15

Romance de pesquisa ou romance também é cultura

4,0 8 x
Vários livros nascem de profunda pesquisa feita pelo autor sobre um tema. Nos romances policiais, por exemplo, isso é muito comum. Se um crime se passa no mundo do vinho, o escritor tem que aprender as sutilezas desse universo. Se o caso acontece entre falsificadores de arte, o autor tem que se inteirar desse mercado. O mesmo se dá em romances históricos, em ficções científicas e em romances que se passam em lugares pouco conhecidos. E esses são apenas os exemplos mais explícitos. O que importa...
26:38

Essa história de romance histórico fez história

3,0 13 x
O Brasil tem uma respeitável produção de romances históricos. Nascido na Europa durante o Romantismo, o gênero ganhou feições próprias por aqui, onde seu precursor foi José de Alencar, que escreveu “Iracema” e “O Guarani”. Durante o começo do século XX, escritores como Paulo Setúbal e Viriato Correa tiveram sucesso comercial com romances históricos. Houve uma grande pausa durante a Ditadura Militar, quando os escritores, com razão, se dedicavam a escrever mais sobre seu próprio tempo. Mas na dé...
27:18

Romances sobre ontem para adultos de amanhã

4,0 8 x
O cruzamento de dois gêneros, o romance histórico e o romance para jovens, gerou um híbrido dos mais interessantes: o romance histórico juvenil. Assim como o feijão carioca, esse pequeno mutante vem crescendo em importância e qualidade. Vários nomes consagrados da literatura nacional já experimentaram esse novo gênero.
25:50

As letras caíram na rede

3,0 11 x
A internet é só um novo suporte para o que já existia ou um novo suporte sempre gera novos jeitos de escrever? Os livros ficarão mais curtos? Os textos falarão mais sobre seus autores? Criações coletivas deixarão de ser uma exceção? As interrogações são muitas. Como diria Chacrinha, o velho (e sábio) guerreiro, a internet não veio para explicar, veio para confundir.
24:04

Pequenas cidades, grandes romances

3,0 9 x
O mundo rural geralmente é representado na literatura com uma espécie de sentimento ambíguo: se por um lado é uma referência do contato com a natureza e de memórias ingênuas, por outro é o retrato da ignorância, da superstição e da submissão a valores patriarcais. O episódio traz entrevista com o escritor mineiro Antônio Geraldo, a Biblioteca Comunitária de Paraty, a escritora Alice Munro, o livro “Indez” de Bartolomeu Campos de Queiros e o escritor russo Leon Tolstoi.
Arquivo