Super Libris

Dezembro 2017
28:35

A última impressão é a que fica

3,0 12 x
O último parágrafo talvez seja o mais importante de um livro. Nas fábulas, é o momento da moral da história e, mesmo nos romances adultos, é a hora do fecho, da palavra derradeira, da despedida da longa relação entre o leitor e o escritor. Alguns parágrafos finais, como o de “Memórias Póstumas de Brás Cubas” e o de “São Bernardo”, são grandes resumos do tom e do sentido de uma obra. Outros deixam tudo em aberto, sem explicitar uma moral ou fechar um sentido. Enfim, fins!...
28:08

A primeira impressão é a que fica

4,0 8 x
Os primeiros parágrafos, em geral, são os que são reescritos mais vezes pelos escritores. Eles têm as funções de fisgar o leitor e de fazer um trato com ele sobre o tom da narrativa. Alguns se tornaram clássicos, como o de “A metamorfose” ou o de “Em busca do tempo perdido”. Por outro lado, há escritores que começam seus livros sem se importar em fazer um primeiro parágrafo de impacto, começando sua narrativa lentamente, como se fosse um sol nascendo, afastando a escuridão aos poucos.
27:20

Quando a pena do índio escreve

4,0 7 x
E se, em vez de Caminha ter escrito a carta contando sobre os índios ao seu rei, fosse um índio que tivesse escrito sobre os portugueses ao seu cacique? Essa inversão é, simbolicamente, o ponto de partida para entender a literatura indígena, que não se esgota nessa inversão de ponto de vista: ela reconta as lendas de diversas culturas, relativiza certezas morais e revaloriza e reposiciona a figura do índio na cultura brasileira.
27:49

A Literatura e o RG

4,0 8 x
Como a literatura influencia e é influenciada pela identidade cultural brasileira? Existe um jeito brasileiro de escrever? A literatura capta a alma nacional? Quais romances e escritores revelam o Brasil?
28:03

Meu querido transgressor

4,0 11 x
A transgressão é prima da literatura. Os escritores transgressores cantam comportamentos que só serão incorporados pelo resto da sociedade depois de muito tempo. Eles ajudam a desmontar preconceitos, a desmascarar costumes que tolham a liberdade. E, às vezes, a transgressão de conteúdo é seguida por uma transgressão na forma, quando temos, então, o melhor dos avanços – aquele que junta ética com estética.
28:28

Memórias do futuro

3,0 10 x
A ficção científica nasceu no século XIX, com Júlio Verne, e logo chegou ao Brasil com as obras pioneiras de Jerônimo Monteiro e Bento Neves. Mas obter algum respeito da crítica levou mais tempo... Muito tempo!
27:21

Qualquer história de amor vale a pena?

3,0 7 x
Quem não gosta de uma história de amor? Ela é o esteio da grande maioria das narrativas. Mesmo heróis implacáveis, como o mitológico Hércules e o boxeador Rocky Balboa, precisaram de uma pitada de amor que humanizasse suas trajetórias e causasse certo suspense. E há, claro, as histórias que têm o amor como seu principal tema, como as das revistas “Júlia”, “Bianca” e “Sabrina” – sucessos mundiais que sustentam muitos sebos. O que faz com que uma linha narrativa romântica seja tão importante? O q...
Novembro 2017
29:36

Mulheres, essas bárbaras que ameaçam o império

4,0 13 x
No século XX, as mulheres deram um salto tremendo: ganharam o direito ao voto, passaram a trabalhar fora de casa e assumiram posturas que as fizeram sair da sombra dos homens. Na literatura isso também aconteceu. Hoje há mais leitoras que leitores e o número de escritoras vem crescendo. A própria Academia Brasileira de Letras, que não tinha mulheres em sua fundação, já teve duas presidentes – ou presidentas. Essas escritoras colocam as mulheres no centro da trama e falam de problemas específico...
28:50

Minha vida dá um livro

4,0 7 x
A literatura confessional às vezes torna difícil a distinção entre o seu conteúdo e uma obra biográfica. O leitor frequentemente é levado a se enganar, tomando por verdade o que é uma construção literária e vice-versa. Isso é bom, ruim ou indiferente?
28:16

A verdade (bem) nua e crua

3,0 12 x
A pornografia ou, para ser bem comportado, o erotismo é um traço marcante nas literaturas ocidental e oriental. Henry Miller e Anais Nin, por exemplo, são muito conhecidos por suas boas cenas de sexo. E recentemente houve o sucesso mundial de “Cinquenta tons de cinza”, que mostra que o tema ainda está vivo e pulsante. No Brasil, tivemos a inesquecível Cassandra Rios que fez a alegria de muitos nos anos 1960 e 1970 (foi a primeira escritora brasileira a vender mais de um milhão de livros). E, nu...
Arquivo