Uma História Do Cristianismo

Dezembro 2016
59:04

O Protestantismo

4,5 46 x
Neste episódio, Diarmaid MacCulloch traça o crescimento do protestantismo evangélico pelo mundo, impulsionado pela preocupação com a justiça social e com o relacionamento emocional com Deus. Na América do Norte, seus pregadores comercializaram o cristianismo com todo o talento e empreendimento do capitalismo dos EUA. Na África, a religião converteu grande parte do continente, adaptando-se às tradições locais. Agora, a crença está tomando conta da Ásia.
59:19

A Reforma

4,5 25 x
Neste episódio, Diarmaid MacCulloch analisa como a Igreja Ocidental se dividiu em duas devido à Reforma, revelando como a fé baseada em obediência e autoridade ao clero deu origem a uma fé em que o indivíduo é responsável perante Deus. Mostra, também, os reformadores Martinho Lutero, que escreveu hinos para ensinar a mensagem da Bíblia às pessoas, e Ulrich Zwingli, que derrubou estátuas de santos, permitindo que o clero se casasse e negando a comunhão do pão e do vinho como corpo e sangue de Cr...
59:20

Deus em Questão

4,3 46 x
No último episódio, Diarmaid MacCulloch examina como o ceticismo transformou tanto a cultura ocidental quanto o cristianismo. Apesar dos ataques de Newton, de Voltaire, dos revolucionários franceses e de Darwin, a fé cristã mostrou sua resistência. O maior dano à credibilidade dessa crença se deu em razão das duas grandes guerras no século 20 e do encontro com o fascismo e o nazismo. No entanto, essas crises fizeram com que a igreja redescobrisse verdades que podem ajudá-la em seu futuro.
58:52

Os Ortodoxos

4,7 27 x
Este episódio mostra como a Igreja Ortodoxa Oriental quase foi extinta. Após seus dias de glória junto ao Império Romano, entrou em choque com a expansão muçulmana. Suportou a indevida apropriação pelos czares russos e agonizou com o regime comunista soviético. Hoje, é diferente do catolicismo e do protestantismo. Com culto tradicional e icônico, a Igreja prospera nos Balcãs e na Rússia com mais de 150 milhões de adeptos.
59:21

O Começo do Cristianismo

4,5 94 x
Este episódio analisa o motivo de o Cristianismo ser uma religião Ocidental, apesar de ter começado no Oriente Médio e, por alguns séculos, ter percorrido a Ásia. Aborda, também, como a fé cristã poderia ser muito diferente caso tivesse prosperado pelo oriente.
59:35

O Catolicismo

4,0 27 x
Neste episódio, o professor Diarmaid MacCulloch explora o motivo que transformou Roma no centro do cristianismo, já que foi este o império responsável pela morte de Jesus Cristo. Explica a reviravolta da igreja que fez com que uma religião essencialmente humilde e voltada aos pobres atingisse os ricos e poderosos. Trata, ainda, dos motivos que levaram a igreja católica a criar as indulgências, as inquisições, a confissão, dentre outros rituais.
Arquivo