Viola Paulista

Outubro 2017
38:59

Inventorias

4,0 29 x
O documentário traz a visão de quatro artesãos autônomos na construção de instrumentos musicais de madeira – trabalho que vai muito além do uso de técnicas, já que envolve os sentimentos do violeiro. Gravado nas cidades de Limeira e Mairiporã, os entrevistados Eugenio Follmann, João Lejambre, Antonio Vitório Roberto (Toninho da Viola) e José Montezano (Zé da Viola) mostram o processo de construção de seus instrumentos, desde a escolha da madeira até os primeiros acordes.
29:32

Viola encantada

3,0 17 x
O documentário apresenta a relação do violeiro com a viola, seu instrumento. Com depoimentos de integrantes do Grupo Raízes de Atibaia, da Orquestra de Viola Brasileira de Atibaia e da Companhia de Reis São Lucas, de Limeira, o programa pretende discutir o fazer da música caipira paulista, com suas crenças, superstições e lendas. Os músicos ainda discutem a relação entre a tradição e o novo na música sertaneja e como as mulheres quebraram tabu ao tocar o instrumento.
23:36

Alma sonora

4,0 11 x
O documentário apresenta as técnicas de construção de uma viola artesanal. Filmado na Escola de Lutheria de Atibaia, aborda as minúcias necessárias para a elaboração de um instrumento, que começa pela escolha da madeira e vai até o acabamento, com detalhes que podem diferenciar a viola artesanal da industrial pelo próprio som. Com depoimentos de alunos e professores, o filme mostra que a construção artesanal desse instrumento é um grande exercício de paciência.
31:28

Viola de Reis

4,0 11 x
O documentário mostra a relação entre a Folia de Reis e a viola caipira em Limeira, cidade do interior paulista. Ao acompanhar a Companhia de Reis São Lucas, o programa aborda os significados, a música e os símbolos dessa festa popular. Com depoimentos de foliões, o vídeo mostra que, apesar de algumas tradições terem mudado com o tempo, a viola caipira continua sendo um elemento importante na realização dessa manifestação religiosa.
Arquivo