Cidade Partida

Não quer perder nada do Cidade Partida?

Em seguida, defina um alarme para que possamos mantê-lo informado gratuitamente sobre novos episódios por e-mail. Útil!

Maio 2018
Silvana do Monte Moreira, advogada especializada em infância, e Dimitre Soares, professor da UFRN, debatem sobre o conceito de família e direito à adoção por casais homoafetivos, reconhecido desde 2011.
“Não há subjetividade possível com fome”. Elisa Lucinda comenta o debate dos professores de Economia Esther Dweck e Bernardo Santoro sobre programas assistenciais e o papel do Estado na questão.
Tatiana Rodrigues, comandante da Guarda Municipal/RJ, e Gustavo Coelho, professor da Faculdade de Educação da UERJ, debatem sobre a pichação nos âmbitos existenciais, artísticos, urbanos e sociais.
Abril 2018
A pesquisadora de gênero Marisa Lobo e a advogada Giovana Cambrone debatem sobre o papel da escola, em especial no ensino fundamental, na discussão sobre identidade de gênero.
Março 2018
Votar é um direito ou um dever? Os deputados federais Chico Alencar (PSOL/RJ) e Celso Pansera (PMDB/RJ) debatem sobre o sufrágio obrigatório e a funcionalidade de modelos eleitorais no Brasil.
Desenvolvimento local ou remoção das favelas? A vereadora Marielle Franco (PSOL/RJ), falecida recentemente, e o economista Sérgio Besserman debatem políticas de reurbanização no Rio de Janeiro.
A defensora das mulheres negras da ONU Mulheres Kenia Maria e o assessor de ministro do STF Irapuã Santana debatem sobre a apropriação cultural e a representação social e econômica de minorias.
O professor Rodolfo Acatauassú e o pesquisador Sergio Rego debatem sobre os aspectos éticos, clínicos e filosóficos da eutanásia e o papel de médicos, familiares, enfermos e do Estado na questão.
Fevereiro 2018
O pesquisador João Trajano Sento-Sé e o coordenador de comunicação social da PMERJ, Major Ivan Blaz, falam sobre os erros e acertos das UPPs e o panorama das políticas de segurança pública no Rio de Janeiro.
Delação premiada: Instrumento de combate à corrupção ou procedimento de Estado de exceção? O advogado Wadih Damous e o promotor Roberto Livanu debatem este polêmico dispositivo jurídico.
Dezembro 2016
Convidados com opiniões contrárias discutem temas polêmicos de nossa sociedade. O programa incentiva o debate, sempre com o objetivo de fazer os convidados e os espectadores entenderem quem pensa diferente e abrirem caminho para um diálogo aberto e generoso.
Diante da constante transformação do jornalismo e o surgimento de novas plataformas, Pablo Capilé e Mauro Ventura falam sobre o futuro da mídia no Brasil.
Seria a redução da maioridade penal uma solução para a violência no Brasil? Yvonne Bezerra de Mello e Kátia Mecler discutem esse projeto de lei que divide opiniões.
Rogerio Chequer e Marcus Faustini falam sobre as manifestações que marcaram os últimos anos do Brasil. Os convidados comparam os movimentos de 2013 e 2015, destacando os objetivos de cada um.
Novembro 2016
Faz sentido falar de meritocracia em um país desigual? Carlos Andreazza, editor-executivo da editora Record, e João Jorge, presidente do Olodum, são os convidados da mesa que debate essa questão no Brasil.
Como implementar e quais as consequências da desmilitarização da polícia? Cel. Jorge da Silva e Átila Roque compõem a mesa de debate do episódio.
Uma questão individual ou de saúde pública? Lenise Garcia e Nilcéia Freire são as convidadas do episódio que traz a legalização do aborto como tema de debate.
Quais são os limites da liberdade de expressão? João Vicente de Castro e Chico Caruso são convidados a debater a polêmica da censura ao humor.
Outubro 2016
A reformulação do conceito de propriedade intelectual e a reinvenção da produção cultural são os temas debatidos no episódio. Ivana Bentes e Fernanda Abreu compõem a mesa de discussão.
O estatuto do desarmamento é o tema de debate do episódio. Os convidados Antonio Rangel e Fernando Humberto Fernandes falam sobre comércio ilegal de armas e índices de violência.
Arquivo