Debate

Dezembro 2017
49:00

Jovens das periferias e políticas públicas

3,0 0 x
O Sala Debate discute questões ligadas às políticas voltadas para a juventude e apresentar algumas práticas que têm sido implementadas Brasil afora. Para essa discussão, contamos com a presença de Fernanda Fragoso Zanelli, gestora de programas sociais na Fundação Itaú Social; e Regina Novaes, antropóloga da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisadora do CNPq.
50:00

Prós e contras do Novo Enem

3,0 0 x
A partir deste ano, o Enem não será mais usado para certificação do Ensino Médio, e as provas passam a ser aplicadas em dois finais de semana. As questões exigem mais conteúdo, ao contrário de edições anteriores, com viés interpretativo. Convidados: Rui Alves (Ao Cubo); Fábio Vidal (Pensi); Maria Inês Fini (Inep); Maria Luisa dos Anjos (estudante); Eduardo da Silva (estudante).
Novembro 2017
56:00

Assédio no trabalho e nas relações sociais

3,0 5 x
Após uma série de escândalos de assédio e abusos sexuais nos EUA atingir o mundo do entretenimento, vamos discutir como identificar uma situação de assédio no trabalho e as iniciativas que têm sido buscadas nas empresas para evitá-los. Convidados: Edna Muniz (CEERT); Arlanza Rebello (DPRJ); Gabi Borges (TagZag); Leticia Bahia (AzMina); Débora Thomé (jornalista). Apresentação: Cristiano Reckziegel.
55:00

Por que vivemos em uma sociedade racista?

4,0 3 x
Em tempos de polarização na sociedade e nas redes sociais, os casos de injúria racial têm aumentado, assim como a mobilização dos movimentos sociais para ressignificar as raízes do racismo e combatê-lo. Convidados: Humberto Adami (OAB); Carolina Rocha (historiadora e socióloga); Ernesto Xavier (jornalista); Marina Íris (cantora); Murilo Araújo (youtuber). Apresentação: Cristiano Reckziegel.
Outubro 2017
51:00

Movimentos separatistas no Brasil e no mundo

3,0 3 x
Por que o desejo de criar estados independentes vem ganhando força em lugares tão distintos quanto a Espanha, Itália e o Iraque? Aqui no Brasil, que análise podemos fazer do movimento "O Sul é o meu país"? Convidados: Fernando Padovani (UVA/Uerj); Paulo Velasco (UCAM/Uerj); Fernando Kallás (jornalista); Otto Nogami (Insper). Apresentação: Cristiano Reckziegel.
55:00

Ensino religioso nas escolas

3,0 6 x
O Supremo Tribunal Federal decidiu permitir que os professores de ensino religioso das escolas públicas promovam suas crenças em sala de aula. O chamado ensino confessional não será obrigatório, mas nem por isso deixa de ser polêmico. Convidados: Luiz Antônio Cunha (UFRJ); Adecir Pozzer (Fonaper); Thomaz Pereira (FGV); Ivan Siqueira (CNE); Flávia Pinto (Iser). Apresentação: Márcio Rezende.
54:00

Redução da maioridade penal

4,0 10 x
Uma proposta de emenda à Constituição estabelece a punição por crimes graves a jovens com idade a partir dos 16 anos. Vamos ouvir especialistas sobre essa proposta e discutir as políticas públicas para as juventudes no país. Convidados: Karyna Sposato (UFS); Flávia Ferrer (MPRJ); Márcia Acioli (Inesc); Eufrásia Souza (DPERJ); Gleisi Hofmann (senadora PT/PR). Apresentação: Cris Reckziegel.
54:00

Recuperação da Economia Brasileira

4,0 3 x
O país viveu uma recessão nos últimos anos e já está até repetitivo falar que tudo é efeito da crise. Mas o governo federal e alguns especialistas consideram que estamos atravessando um momento de recuperação econômica. Será? Convidados: Daniel Sousa (Ibmec); Mauro Osório (UFRJ); Samy Dana (FGV/SP); Christian Travassos (Fecomércio/RJ); Pedro Paulo Bastos (Unicamp). Apresentação: Márcio Rezende.
Setembro 2017
56:00

Sexualidade e Infância

3,0 9 x
A exposição Queermuseu e o caso do pai que espancou sua filha de 13 anos ao saber que ela havia perdido a virgindade chamaram a atenção. Como conversar sobre sexo com crianças, qual o papel da escola, como lidar com as crianças LGBTI? Participaram conosco a presidente do Instituto Cores, Caroline Arcari, e a professora de Sociologia da Estácio Amanda Mendonça.
58:00

Queermuseu

3,0 6 x
O fechamento da exposição Queermuseu, em Porto Alegre, foi polêmica e gerou diversas discussões. Limites para arte e artistas, qual o papel da arte, censuras e boicotes foram debatidos no estúdio pela professora de História da Arte da UERJ Tamara Quírico e pela coordenadora do Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura da USP, Cristina Costa.
Arquivo