Debate

Fevereiro 2018
53:00

Eleições 2018: Notícias e Redes

3,0 5 x
As eleições de 2018 acontecem em outubro e a reprodução de informações falsas na internet já é uma preocupação do TSE. Para falar sobre como campanhas e regras eleitorais estão se adaptando às redes sociais, o Debate recebe no estúdio a cientista política da Unirio Luciana Veiga e a diretora da Agência Lupa, Cristina Tardáguila. Pela internet, o sócio da A Ponte, André Torretta.
56:00

Novas formas de combate ao HIV

3,0 1 x
O número de infectados pelo vírus HIV no Brasil não tem reduzido e novos métodos de combate ao vírus estão disponíveis, como a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP). No estúdio, o coordenador do PrEP Brasil, Ricardo Vasconcellos, e o psicólogo e coordenador da ABIA, Salvador Corrêa. Pela internet a estudante Renata Ferreira e os sorodiscordantes Geovanni e Jeandro.
Janeiro 2018
52:00

Visibilidade Trans

4,0 6 x
O Brasil é o país que mais mata travestis e transexuais no mundo. No mês da Visibilidade Trans, o Debate quer saber quais as principais demandas desse grupo no país. No estúdio, Jaqueline de Jesus, professora de psicologia do Instituto Federal Do Rio De Janeiro, e por Skype a advogada e empresária Márcia Rocha, e o jornalista Luiz Fernando Uchoa. Apresentação: Cristiano Reckziegel.
54:00

30 anos da Constituição Cidadã

3,0 1 x
O Debate mergulha na história da Constituição de 1988, conhecida como a Constituição Cidadã, ao mesmo tempo em que avalia sua importância e as condições em que foi construída. Convidados: Daniel Sarmento, professor titular de Direito Constitucional da UERJ; Ivar Hartmann, professor de direito na FGV; Brenno Tardelli, editor do Justificando. Apresentação: Cristiano Reckziegel.
56:00

Inovações na Educação

3,0 6 x
O Debate investiga formas de inovar na educação brasileira, considerando a diferença de acesso e recursos entre ensino público e privado. Convidados: Thiago Almeida, diretor de inovação pedagógica da Celso Lisboa; Julio Page, professor do IFRJ; Vinícius de Oliveira, editor do Porvir; Rafael Parente, CEO da Aondê; Gustavo Hoffman, diretor do A Educação. Apresentação: Cristiano Reckziegel.
Dezembro 2017
49:00

Jovens das periferias e políticas públicas

3,0 2 x
O Sala Debate discute questões ligadas às políticas voltadas para a juventude e apresentar algumas práticas que têm sido implementadas Brasil afora. Para essa discussão, contamos com a presença de Fernanda Fragoso Zanelli, gestora de programas sociais na Fundação Itaú Social; e Regina Novaes, antropóloga da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisadora do CNPq.
50:00

Prós e contras do Novo Enem

3,0 2 x
A partir deste ano, o Enem não será mais usado para certificação do Ensino Médio, e as provas passam a ser aplicadas em dois finais de semana. As questões exigem mais conteúdo, ao contrário de edições anteriores, com viés interpretativo. Convidados: Rui Alves (Ao Cubo); Fábio Vidal (Pensi); Maria Inês Fini (Inep); Maria Luisa dos Anjos (estudante); Eduardo da Silva (estudante).
Novembro 2017
56:00

Assédio no trabalho e nas relações sociais

3,0 7 x
Após uma série de escândalos de assédio e abusos sexuais nos EUA atingir o mundo do entretenimento, vamos discutir como identificar uma situação de assédio no trabalho e as iniciativas que têm sido buscadas nas empresas para evitá-los. Convidados: Edna Muniz (CEERT); Arlanza Rebello (DPRJ); Gabi Borges (TagZag); Leticia Bahia (AzMina); Débora Thomé (jornalista). Apresentação: Cristiano Reckziegel.
55:00

Por que vivemos em uma sociedade racista?

4,0 5 x
Em tempos de polarização na sociedade e nas redes sociais, os casos de injúria racial têm aumentado, assim como a mobilização dos movimentos sociais para ressignificar as raízes do racismo e combatê-lo. Convidados: Humberto Adami (OAB); Carolina Rocha (historiadora e socióloga); Ernesto Xavier (jornalista); Marina Íris (cantora); Murilo Araújo (youtuber). Apresentação: Cristiano Reckziegel.
Outubro 2017
51:00

Movimentos separatistas no Brasil e no mundo

3,0 6 x
Por que o desejo de criar estados independentes vem ganhando força em lugares tão distintos quanto a Espanha, Itália e o Iraque? Aqui no Brasil, que análise podemos fazer do movimento "O Sul é o meu país"? Convidados: Fernando Padovani (UVA/Uerj); Paulo Velasco (UCAM/Uerj); Fernando Kallás (jornalista); Otto Nogami (Insper). Apresentação: Cristiano Reckziegel.
Arquivo