Debate

Junho 2018
57:00

Atlas da Violência

4,0 2 x
O total de mortes violentas no Brasil é maior do que o da guerra na Síria. Estúdio: Daniel Cerqueira, pesquisador do IPEA e coord. do Atlas da Violência; Daniele Negreiros, psicóloga do Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência; Fabiana Schmidt, assistente social e dr. em Serviço Social pela UERJ; Samira Bueno, dir. do Fórum Brasileiro de Segurança Pública; Aruan Braga, Observa
57:00

Infraestrutura e Abastecimento no Brasil

3,0 2 x
A recente paralisação dos caminhoneiros reacende o debate sobre a dependência do Brasil por um modelo único de infraestrutura de transporte e uso de combustíveis fósseis. Quais são as alternativas de fontes de energia e modais para transporte? Convidados: Sérgio Abranches, sociólogo e escritor; Izabella Lentino, professora de Arquitetura e Urbanismo da PUC Rio; Patrícia Garcia dos Santos, professo
59:00

Literatura e Sociedade

4,0 4 x
Como outros tipo de arte, a literatura sempre foi um espaço de reflexão e denúncias durante a história do Brasil. Mas quais são os temas presentes nas obras contemporâneas? Convidados: Leonardo Villa-Forte, escritor; Eduardo Jardim, escritor e filósofo; Aline Miranda, poeta e mestre em literatura; Schneider Carpeggiani, editor do Suplemento Pernambuco, e Rodrigo Casarin, jornalista.
57:00

Novidades e Perspectivas para as Eleições 2018

4,0 0 x
O financiamento coletivo na internet para campanhas eleitorais e o impulsionamento de perfis de candidatos nas redes sociais são só algumas das mudanças implementadas pela mini-reforma. Estúdio: Felipe Borba, professor de Ciência Política da UniRio; Luciana Salgado, professora de Marketing Digital da FGV; Ana Claudia Santano, membro ABRADEP/PR; Isadora Harvey, mestra em Ciência Política.
Maio 2018
56:00

Direito à Moradia

3,0 4 x
O recente desabamento do prédio ocupado em São Paulo reacende o debate sobre Déficit Habitacional no país. Convidados: Rafael Gonçalves, professor da Puc Rio; Higor Carvalho, urbanista e pesquisador; Giovanna Milano, professora da UNIFESP; Bruno Dias, Gestor Social do TETO; e Guilherme Simões, membro da coord. nacional MTST
54:00

Trabalho e Relações Sociais

4,0 3 x
Seis meses após as alterações da legislação trabalhista, os brasileiros ainda sofrem com os altos índices de desemprego. Convidados: Vivian de Almeida, professora de Economia Ibmec; Alexandre Teixeira, jornalista; João Batista, professor de Direito PUC Rio; Lucas Mendes, Diretor da WeWork Brasil e Carla Apolinário, professora de Direito UFF.
57:00

Saúde de Qualidade

4,0 7 x
Já são 30 anos do sus e hoje o brasil conta, também, com uma das maiores redes de planos e seguros de saúde privados do mundo. Os desafios de promover o acesso de qualidade à saúde para todos, principalmente em um momento de crise econômica, é um dos temas abordados nessa edição.
Março 2018
49:00

Dirk Helbing

3,0 5 x
A edição especial do Debate sobre Tecnologia e Sociedade traz uma entrevista com o professor do Instituto Politécnico Federal de Zurique Dirk Helbing. Na pauta, temas como Big Data, distúrbios em sistemas, relações de trabalho no século XXI e inteligência artificial. O que podemos esperar do futuro cada vez mais tecnológico?
Fevereiro 2018
53:00

Eleições 2018: Notícias e Redes

3,0 4 x
As eleições de 2018 acontecem em outubro e a reprodução de informações falsas na internet já é uma preocupação do TSE. Para falar sobre como campanhas e regras eleitorais estão se adaptando às redes sociais, o Debate recebe no estúdio a cientista política da Unirio Luciana Veiga e a diretora da Agência Lupa, Cristina Tardáguila. Pela internet, o sócio da A Ponte, André Torretta.
56:00

Novas formas de combate ao HIV

3,0 4 x
O número de infectados pelo vírus HIV no Brasil não tem reduzido e novos métodos de combate ao vírus estão disponíveis, como a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP). No estúdio, o coordenador do PrEP Brasil, Ricardo Vasconcellos, e o psicólogo e coordenador da ABIA, Salvador Corrêa. Pela internet a estudante Renata Ferreira e os sorodiscordantes Geovanni e Jeandro.
Arquivo