Filosofia Pop

Junho 2017
53:55

Culto da emoção

4,0 19 x
A filósofa Marcia Tiburi conversa sobre a busca radical pela emoção em nossa sociedade. O diálogo filosófico do programa conta com as presenças de Eduardo Guerreiro Losso, professor de Teoria Literária da UFRJ, e de Peter Pál Pelbart, professor de Filosofia da PUC-SP. Tiburi inicia o debate com um comentário sobre a necessidade desenfreada da sociedade de que tudo tenha que ser impressionante o tempo todo. Por exemplo, para fazer sucesso, um filme precisa comover uma quantidade considerável de ...
52:43

Masculinidade

4,0 13 x
O programa reúne o filósofo Daniel Lins e a antropóloga e professora Fátima Cechetto para analisar questões relacionadas às masculinidades na contemporaneidade, sob a mediação de Marcia Tiburi. Nos dias de hoje, são várias as masculinidades e os estilos de ser homem. A ideia de gênero surge para dar conta de diferenças para além da biologia.
Abril 2017
55:04

Autoconhecimento

3,0 16 x
Márcia Tiburi conversa com Eduardo Guerreiro Losso, professor de Teoria Literária da UFRJ, e a professora de Neurociência Susane Garrido sobre autoconhecimento e autoajuda. A grande questão do programa é: será possível conhecer a si mesmo? Os debatedores acreditam que não é possível, devido a muitos fatores, entre eles a fragmentação do indivíduo em sociedade e virtualmente hoje em dia, bem como o caráter sempre mutável da psicologia humana e as formas crescentes de auto representação.
57:40

Família, Maternidade e Paternidade

4,0 18 x
A filósofa Marcia Tiburi conversa sobre a mobilidade dos conceitos de família, maternidade e paternidade em nossa sociedade. O diálogo filosófico do programa conta com a presença de Simone Paulon (psicóloga e professora) e Vladimir Saflatle (filósofo).
52:05

Adolescência

3,0 15 x
Márcia Tiburi conversa com os convidados Maria Lúcia Homem (psicanalista) e Juliano Pessanha (escritor e ensaísta). Tiburi comenta sobre o surgimento do termo adolescência, a partir de estudos e perspectivas do psicólogo norte-americano Stanley Hall, para falar de um conjunto de pessoas jovens, a partir de 13 anos aos 19 anos, conhecidos com o termo em Inglês teenagers. Stanley Hall realizou seu mais conhecido estudo sobre a adolescência na virada de século XIX.
53:07

Corrupção, a Banalidade do Mal

4,0 16 x
A partir da expressão “banalidade do mal”, criada pela filósofa Hannah Arendt, o juiz Marcelo Semer e o psicanalista Tales Ab’ Saber discutem sob os prismas da psicanálise, do direito e da filosofia, esmiuçando o desejo de corrupção, as relações com a culpa, a onipotência, o que nos corrompe e o ímpeto de olhar sempre à corrupção do outro.
54:04

Pedofilia

4,0 22 x
A filósofa Marcia Tiburi recebe a psicanalista Maria Lúcia Homem e Chris Dunker, psicanalista e professor do Instituto de Psicologia da USP, para tratarem da pedofilia, uma perversão humana que tem a ver com desejo e com as crianças. A psicanalista Maria Lúcia Homem recorre aos gregos para explicar a etimologia da palavra que é amor à criança, mas hoje tem uma versão sexualizada desse sentimento e é uma pulsão e, desde a Psicanálise de Freud.
Março 2017
52:59

Depressão X Felicidade

4,3 62 x
A filósofa Marcia Tiburi convida os filósofos Julio Cabrera e Charles Feitosa a discorrerem sobre os conceitos da felicidade e da depressão na contemporaneidade. Marcia abre o programa ilustrando a ideia de felicidade e comenta que há pessoas críticas quanto à busca desse sentimento, inclusive filósofos e psicanalistas que apostam que a felicidade já era, embora o conceito tenha muita relevância atualmente.
54:03

Mulheres, Poder e Bipoder

4,5 31 x
A filósofa Marcia Tiburi convida a socióloga Maria Lygia Quartim de Moraes e a escritora Clara Averbuck para dialogarem sobre o espaço das mulheres com relação ao poder, conquistas e desafios históricos a serem alcançados. Na abertura do programa Márcia Tiburi questiona sobre o fato de as mulheres, ao longo da História, não tiveram muito espaço e poder, sendo destinado ao homem a circulação pela esfera pública. Maria Lygia Quartim de Moraes não concorda que as mulheres não tiveram poder o tempo...
Fevereiro 2017
51:19

Deus

4,0 29 x
Márcia Tiburi conversa com os escritores Gustavo Bernardo Krause, professor da UERJ e autor do livro A Ficção de Deus; e Marília Fiorillo, professora da USP e autora de O Deus Exilado, sobre Deus, religião e ateísmo, e sobre como estas questões impactam nossa vida. Márcia começa comentando que a palavra Deus está muitas vezes banalizada no nosso cotidiano e pergunta aos convidados, afinal, o que é Deus? Marília explica que na antiguidade Deus estava no centro das preocupações humanas e da violê...
Arquivo