A Mulher No Cinema

Não quer perder nada do A Mulher No Cinema?

Em seguida, defina um alarme para que possamos mantê-lo informado gratuitamente sobre novos episódios por e-mail. Útil!

2017
O último episódio da série fala sobre a presença feminina na retomada do cinema brasileiro nos anos 1990, iniciativas voltadas para pluralização da indústria audiovisual e a importância do feminismo.
Analisando dados da indústria, o episódio evidencia a sub-representação de mulheres no cinema e discute as causas do desequilíbrio na presença feminina em cargos estratégicos da produção audiovisual.
Simone Zuccolotto entrevista atrizes, cineastas e pesquisadoras sobre a erotização do corpo feminino e a influência do machismo na representação da mulher em adaptações de obras literárias para o cinema.
Com entrevistas de cineastas como Helena Solberg, Lúcia Murat e Helena Ignez, o programa aborda o contexto social dos anos 1960, em especial o movimento feminista e seus reflexos na representação feminina no cinema.
“Ser mulher não é um dado natural, mas o resultado de uma história”. A partir desta reflexão de Simone de Beauvoir, o programa aborda a construção de gênero e os estereótipos femininos no cinema.
Na estreia do programa, Simone Zuccolotto entrevista nomes como Fernanda Montenegro, Anna Muylaert e Marcia Tiburi sobre representatividade e a importância do olhar feminino no cinema.
Arquivo