Cidades Fantasmas

Junho 2018

Humberstone

3,0 4 x
Parte de região anexada pelo Chile na Guerra do Pacífico, no século 19, a vila de Humberstone desempenhou papel fundamental na exploração de salitre. O fim da busca pelo minério decretou o abandono da cidade.

Fordlândia

4,0 5 x
Como o nome sugere, Fordlândia foi construída para abastecer as fábricas da Ford com a borracha extraída de seringueiras no Pará. Quando a montadora americana saiu do local, a cidade conheceu o abandono.

Minas Do Camaquã

4,0 5 x
Cidades prósperas, que abrigaram populações inteiras, hoje, completamente abandonadas e consumidas pelo tempo, carregam o status de cidades fantasmas.

Ararapira

3,0 5 x
Uma das vinte vilas fundadas na então Capitania de São Paulo pelos portugueses, Ararapira, no Paraná, viveu seu auge com a abertura do Canal do Varadouro nos anos 1940. Hoje, o vilarejo tem apenas um habitante.
Maio 2018

Armero

4,0 5 x
Uma avalanche de lama provocada pela atividade vulcânica destruiu a cidade de Armero, na Colômbia. Além dos cerca de 25 mil mortos, os sobreviventes sofreram com o desaparecimento de crianças durante os resgates.

Vila Do Ventura

3,0 10 x
Localizada na Chapada Diamantina, a Vila do Ventura nasceu da migração de garimpeiros em busca da pedra preciosa. Parte do que já foi o maior centro diamantífero do mundo, a cidade se reduziu a ruínas.

Epecuén

4,0 6 x
Antes conhecida como ponto turístico graças ao lago que dá nome a cidade, Epecuén colapsou após inundação provocada pelo descaso do Estado. Hoje, suas ruínas relembram esta tragédia.

Cococí

4,0 10 x
Tyrell Spencer explora cidades praticamente abandonadas, ampliando o trabalho realizado em seu filme homônimo. No Ceará, o município de Cococí abriga apenas duas famílias.
Arquivo