Ciência Para Todos

Não quer perder nada do Ciência Para Todos?

Em seguida, defina um alarme para que possamos mantê-lo informado gratuitamente sobre novos episódios por e-mail. Útil!

Julho 2020
Inúmeras doenças ainda não possuem cura. O CENTD busca alvos moleculares e vias de sinalização que auxiliem o estudo de doenças que necessitam ser entendidas.
O Zika causa microcefalia por destruir células-tronco neurais do feto. A pesquisa estuda se o vírus pode ser igualmente capaz de destruir células-tronco tumorais do sistema nervoso central humano.
Junho 2020
Transtornos mentais são muito comuns em idosos. O ProActive é um programa de atendimento pioneiro que visa melhorar o diagnóstico e tratamento desse quadro.
A desigualdade social é um dos graves problemas da sociedade brasileira. A pesquisa demonstra, porém, que desde a redemocratização seus índices vêm caindo drasticamente.
Embalagens normalmente são vistas como descartáveis e de pouca importância. Porém, a pesquisa desenvolve micropartículas bactericidas que incorporadas às embalagens ampliam a vida útil de alimentos.
Mais de 90% do que compõe o universo é desconhecido. O espectrógrafo que funcionará no telescópio Subaru será um importante instrumento para novas descobertas desse universo escuro.
O câncer se desenvolve quando células normais do corpo se transformam em células tumorais. A pesquisa tem como objetivo caracterizar as alterações genéticas ocorridas em diferentes tipos de tumores.
Existe uma relação direta entre o desmatamento na Amazônia e o aquecimento global no planeta. A pesquisa investiga os eventos climáticos extremos e outros efeitos a longo prazo.
O mundo quântico é bastante diferente dos conhecimentos tradicionais de física. Exatamente por isso pode possibilitar avanços tecnológicos antes impensáveis.
O Brasil é um grande produtor e consumidor de laranjas. O Centro de Citricultura explora tecnologias capazes de deixar o fruto mais resistente a pragas, aumentando sua produtividade e qualidade.
Muitos acreditam que as queimadas são prejudiciais a todo tipo de vegetação. A pesquisa demonstra, no entanto, que o manejo do fogo é fundamental para a conservação do cerrado e sua biodiversidade.
Arquivo