Ciência Para Todos

Julho 2020
14:00

Alvos Moleculares e Novos Medicamentos

4,0 1 x
Inúmeras doenças ainda não possuem cura. O CENTD busca alvos moleculares e vias de sinalização que auxiliem o estudo de doenças que necessitam ser entendidas.
14:00

Câncer e Zika Vírus

3,0 0 x
O Zika causa microcefalia por destruir células-tronco neurais do feto. A pesquisa estuda se o vírus pode ser igualmente capaz de destruir células-tronco tumorais do sistema nervoso central humano.
Junho 2020
13:00

Galáxias e Estrelas

4,0 1 x
Mais de 90% do que compõe o universo é desconhecido. O espectrógrafo que funcionará no telescópio Subaru será um importante instrumento para novas descobertas desse universo escuro.
15:00

Depressão em Idosos

3,0 2 x
Transtornos mentais são muito comuns em idosos. O ProActive é um programa de atendimento pioneiro que visa melhorar o diagnóstico e tratamento desse quadro.
13:00

Desigualdades Brasileiras

4,0 0 x
A desigualdade social é um dos graves problemas da sociedade brasileira. A pesquisa demonstra, porém, que desde a redemocratização seus índices vêm caindo drasticamente.
14:00

Melhoramento de Citros

4,0 4 x
O Brasil é um grande produtor e consumidor de laranjas. O Centro de Citricultura explora tecnologias capazes de deixar o fruto mais resistente a pragas, aumentando sua produtividade e qualidade.
15:00

Informação Quântica

4,0 1 x
O mundo quântico é bastante diferente dos conhecimentos tradicionais de física. Exatamente por isso pode possibilitar avanços tecnológicos antes impensáveis.
13:00

Genética e Câncer

4,0 0 x
O câncer se desenvolve quando células normais do corpo se transformam em células tumorais. A pesquisa tem como objetivo caracterizar as alterações genéticas ocorridas em diferentes tipos de tumores.
15:00

O Fogo e o Cerrado

3,0 1 x
Muitos acreditam que as queimadas são prejudiciais a todo tipo de vegetação. A pesquisa demonstra, no entanto, que o manejo do fogo é fundamental para a conservação do cerrado e sua biodiversidade.
14:00

Impacto das Queimadas na Amazônia

3,0 0 x
Existe uma relação direta entre o desmatamento na Amazônia e o aquecimento global no planeta. A pesquisa investiga os eventos climáticos extremos e outros efeitos a longo prazo.
Arquivo