Curtas

Dezembro 2018
14:00

Tem Criança no Repente

4,0 0 x
Na Capital da Poesia (São José do Egito-PE) as crianças já nascem embaladas pelos versos do cordel e pelo som da viola, mas é na escola que elas aprendem a cultivar a poesia que brota do coração. Direção: Francisco Eduardo Alves Crispim
13:00

Street River – A Arte do Grafite Em Um Pedaço da Amazônia

4,0 1 x
No Pará, 12 artistas visuais transformam casas de ribeirinhos em obras de arte, através de pinturas do grafite, com formas inspiradas nos movimentos dos rios e nas cores da floresta.
13:00

È Da Vida (Temporada 14, Episódio 14)

4,0 1 x
Seu Carlinhos é mestre de saveiro, barco típico baiano, e narra as lutas e delícias da vida sobre as águas. Hoje com menos de 20 barcos restantes, a arte passada pelas gerações tende a chegar ao fim.
14:00

Moinhos de Tempo

3,0 0 x
Uma viagem por dentro de um espaço submetido a uma dupla ameaça: a da exploração capitalista e à do tempo natural, destruidor. Frente a isso tudo, a memória de um povo sobrenada ao caos e ao seu desaparecimento.
14:00

Odò Pupa, Lugar de Resistência

4,0 0 x
Narra as histórias entrelaçadas de dois jovens negros que, na contramão das estatísticas e estereótipos, travam batalhas diárias pela sua sobrevivência marcada pelo racismo estrutural.
13:00

Acolá, um ser-tão (Temporada 28, Episódio 28)

3,0 0 x
A partir de uma oficina de audiovisual, crianças de uma comunidade camponesa tradicional na Chapada dos Veadeiros se apropriam de equipamentos de vídeo e áudio e constroem narrativas sobre a realidade que vivem.Direção: Amanda de Oliveira Costa
14:00

Barco – Do Outro Lado da Memória (Temporada 30, Episódio 30)

3,0 0 x
Num transe fílmico navegamos em águas ancestrais com o “barco de iaô”, e retornamos à origem da memória pelo enigma e sensibilidade da religião dos orixás pela experiência de um abyan (não iniciado).Direção: Marcelo Ricardo dos Santos
21:00

Cineclubismo na Baixada Fluminense (Temporada 30, Episódio 30)

4,0 0 x
Na Baixada Fluminense, coletivos culturais independentes iniciaram um movimento cineclubista. Esses Cineclubes tem um papel fundamental na construção social da região e abrem o debate para transformação do cotidiano.
22:00

Casamento Infantil (Temporada 26, Episódio 26)

3,0 1 x
O Brasil é o quarto maior país em números absolutos em casamento infantil. Marília tem 15 anos e vive no interior do Maranhão. Daniela tem dois filhos e vive em um bairro de periferia de São Paulo. Em comum a história de duas meninas que tiveram suas vidas impactadas pelo casamento precoce.
Outubro 2018
13:00

Não Repara a Bagunça (Temporada 16, Episódio 16)

3,0 2 x
O curta-metragem investiga três faces do déficit habitacional na cidade de São Paulo a partir de personagens que vivem na rua, em ocupações e favelas.Diretor: Iuri Barcelos; Ciro Santos Faria de Barros
Arquivo