Curtas

Julho 2020

Acolá, um ser-tão (Temporada 28, Episódio 28)

3,0 44 x
A partir de uma oficina de audiovisual, crianças de uma comunidade camponesa tradicional na Chapada dos Veadeiros se apropriam de equipamentos de vídeo e áudio e constroem narrativas sobre a realidade que vivem.Direção: Amanda de Oliveira Costa

Barco – Do Outro Lado da Memória (Temporada 30, Episódio 30)

3,0 9 x
Num transe fílmico navegamos em águas ancestrais com o “barco de iaô”, e retornamos à origem da memória pelo enigma e sensibilidade da religião dos orixás pela experiência de um abyan (não iniciado).Direção: Marcelo Ricardo dos Santos

Cineclubismo na Baixada Fluminense (Temporada 30, Episódio 30)

4,0 4 x
Na Baixada Fluminense, coletivos culturais independentes iniciaram um movimento cineclubista. Esses Cineclubes tem um papel fundamental na construção social da região e abrem o debate para transformação do cotidiano.
Junho 2020

Casamento Infantil (Temporada 26, Episódio 26)

3,0 2 x
O Brasil é o quarto maior país em números absolutos em casamento infantil. Marília tem 15 anos e vive no interior do Maranhão. Daniela tem dois filhos e vive em um bairro de periferia de São Paulo. Em comum a história de duas meninas que tiveram suas vidas impactadas pelo casamento precoce.

Universidade da Correria

3,0 8 x
O documentário apresenta a metodologia de ensino da Universidade da Correria, uma escola de formação em empreendedorismo e inovação social para população periférica do Rio de Janeiro.

Bixa Presa

4,0 10 x
Ressocializar raramente é a palavra-chave nas prisões. Assim, surge no Ceará o presídio Irmã Imelda, primeiro do Brasil para o público vulnerável, incluindo gays, bissexuais, travestis e transexuais.

Carretéis

4,0 5 x
No povoado Carretéis, distrito de Itabaianinha, Sergipe, está concentrada a maior população de pessoas com nanismo do mundo.

Chão do Paraíso

3,0 8 x
Em meio à diversidade cultural, espiritual e da natureza de Alto Paraíso de Goiás, um mandato coletivo na Câmara Municipal dialoga com a reinvenção da representatividade política na comunidade.

Envelhecer na Invisibilidade

4,0 3 x
Ponta Oeste é uma antiga comunidade de pescadores na Ilha do Mel/PR, desmantelada após a instalação de uma Estação Ecológica. Hoje é uma ilha habitada somente por alguns idosos que sonham ter paz.

Escola África

4,0 11 x
Mulheres negras que trilharam sua trajetória de vida na educação nos contam os embates vivenciados nas instituições de ensino que passaram. "Desembranquececer" a construção do conhecimento e tornar esses espaços mais receptivos para negros e negras é o principal objetivo dessas mulheres.
Arquivo